Covid -19

Gabinete de combate à Covid-19 de Maceió critica suspensão de vacinas para adolescentes

Capital alagoana segue aplicando as doses após recomendação de suspensão

Por 7 Segundos com Plantão Alagoas 17/09/2021 12h12
Gabinete de combate à Covid-19 de Maceió critica suspensão de vacinas para adolescentes
Claydson Moura - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Após o Ministério da Saúde (MS) ter recomendado a suspensão da vacinação contra o novo coronavírus para adolescentes de 12 aos 17 anos sem comorbidades nesta quinta-feira (16), o Gabinete de Gestão Integrada para Enfrentamento da Covid-19 de Maceió criticou a decisão de Marcelo Queiroga.

Para Claydson Moura, coordenador do Gabinete, a decisão do MS está embasada em interesses políticos. “Ao invés de tar discutindo uma decisão unilateral do ministro da Saúde, a gente precisa deixar a política de lado e acompanhar o que a ciência determina. A gente vai fazer sempre o que é certo”, afirmou.

Além de Maceió, outras 17 capitais em todo o país também optaram por manter a vacinação dos adolescentes, indo em confronto com a decisão ministerial. Em Alagoas, entretanto, o governo estadual recomendou a suspensão das imunizações, contudo, Claydson Moura afirma acreditar na autonomia do município.

“A secretaria estadual de saúde tem as suas preocupações. O secretário Alexandre tá fazendo um trabalho que a gente precisa respeitar, mas o município tem o seu poder de decisão e é um poder do município decidir como fará a imunização”, disse.

Governo de Alagoas


O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), disse que a tendência é que o estado libere novamente a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Através do Twitter, ele escreveu que determinou uma reunião do Grupo Técnico de Saúde para tomar a decisão.

O chefe do Executivo classificou como uma “confusão” a coletiva de imprensa em que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tentou explicar o motivo da determinação da suspensão.