Covid -19

Maceioenses elogiam decisão de manter vacinação contra a Covid-19 de adolescentes

Ministério da Saúde recomendou suspender aplicação de doses em jovens de 12 aos 17 anos

Por 7 Segundos 17/09/2021 12h12 - Atualizado em 17/09/2021 12h12
Maceioenses elogiam decisão de manter vacinação contra a Covid-19 de adolescentes
Hannah e sua mãe Evelyne Lucena, na vacinação - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A Prefeitura de Maceió retornou a vacinação contra a Covid-19, do grupo de adolescentes dos 12 aos 17 anos nesta sexta-feira (17). O Ministério da Saúde recomendou a suspensão dos imunizantes à categoria, porém a gestão municipal optou manter a aplicação das doses.

Buscando saber a opinião da população sobre essa retomada, a nossa equipe de reportagem do 7Segundos se deslocou até o posto de vacinação localizado no estacionamento da Justiça Federal, no bairro da Serraria.

Questionada como se sentia ao receber sua primeira dose, a estudante Hannah Lucena Candeias, de 12 anos, disse não gostar muito de vacinas, mas que a sensação era boa.

“Eu não gosto muito de tomar vacina, então eu não estava muito feliz de receber uma agulhada no meu braço, mas quando tinham me avisado que a vacina tinha sido suspensa eu fiquei curiosa para saber o porquê. É uma sensação boa [ser vacinada], porque eu sei que eu vou estar sendo imunizada dessa doença que matou tantas”, afirmou.

Para sua mãe, Evelyne Lucena Candeias, finalmente poder imunizar sua filha é um alívio. “Para mim como mãe, ontem foi muito frustrante. Quando a gente como mãe se vacina, a gente gostaria de dar vacina nos nossos filhos primeiro, porque a gente quer proteger o filho da gente. Então hoje ta sendo um dia de muito alegria, de estar vendo a minha filha imunizada”, disse.

Essa sensação de alívio também foi compartilhada pela mãe de Noah Barbosa do Nascimento, um dos jovens vacinados no local. Em sua visão, a decisão de manter as vacinas foi muito importante. “Eu dou graças a Deus que ainda temos o STF, que colocou esse poder na mão dos governadores dos estados e municípios, porque do contrário não teríamos a vacinação para todo o público como a gente precisa e a gente merece", disse a mãe.

Para se vacinar

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.

Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.