Primavera inicia nesta quarta-feira (22); veja o que muda no clima em Alagoas
Próximos meses deverão ter maiores temperaturas e muitos ventos
A primavera inicia nesta quarta-feira (22) em todo o hemisfério sul do globo, florindo nos jardins e aumentando um pouco as temperaturas em Alagoas, trazendo um clima mais romântico para os nossos dias.
Repercutindo a sua chegada, o 7segundos conversou com o meteorologista Vinicius Pinho, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), para explicar o que os alagoanos devem esperar para os próximos meses.
“A primavera inicia oficialmente às 16h20 desta quarta-feira, dia 22 de setembro, no chamado equinócio de primavera. Ela se estende até o dia 21 de dezembro, quando temos o solstício de verão”, explicou.
Conforme explicou o especialista, equinócios são os fenômenos astronômicos que acontecem duas vezes ao ano, onde os dias e noites passam a ter a mesma duração. Os equinócios e solstícios são os responsáveis por definir as estações do ano.
“Aqui em Alagoas nós podemos apontar alguns pontos importantes na primavera. O principal é a diminuição substancial do volume chuvas em todo estado. Não quer dizer que não irá mais chover, mas as chuvas serão pontuais e mais espaçadas. Isso é bom para o turismo na metade leste do estado, mas também é uma preocupação para todo o semiárido alagoano, pois o sertão de Alagoas já está sofrendo com escassez hídrica”, alertou Vinicius.
Além disso, as temperaturas também devem aumentar gradualmente, de forma notável para toda a população. Segundo o meteorologista, as temperaturas mínimas devem passar a registrar de 24ºC a 25ºC nas madrugadas do litoral, chegando a variar de 35ºC a 36ºC no alto sertão.
“Outro fator importante na primavera é a mudança no regime de ventos. Durante a primavera nós temos uma maior indecência daqueles ventos nordeste, são aqueles ventos mais intensos, quentes e secos, isso costuma acontecer com maior frequência nos meses de outubro e novembro”, disse.
Finalmente, Vinicius explicou sobre o risco de doenças de pele, pois de acordo com o especialista é na primavera que os índices de radiação ultravioleta começam a preocupar.
“E outro fator importante é o aumento dos índices de radiação ultravioleta. Nessa época do ano nós temos índices UV na casa dos 12 e 13, que são considerados índices extremos. Isso requer um cuidado maior na exposição do sol, pois esses índices favorecem a ocorrência de doenças de pele, como câncer de pele, pela superexposição ao sol”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Cão farejador encontra maconha em bagagem na rodoviária de Arapiraca
Assaltantes em moto roubam dois celulares de mulher em supermercado de Arapiraca
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas no bairro Cidade Universitária
Homem é preso após ameaçar policiais e familiares na Ponta da Terra
Seis armas de fogo são apreendidas em área de mata no Benedito Bentes; suspeitos fogem
Entregador de água é alvo de atentado a tiros no bairro de Jaraguá, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
