Primavera inicia nesta quarta-feira (22); veja o que muda no clima em Alagoas
Próximos meses deverão ter maiores temperaturas e muitos ventos
A primavera inicia nesta quarta-feira (22) em todo o hemisfério sul do globo, florindo nos jardins e aumentando um pouco as temperaturas em Alagoas, trazendo um clima mais romântico para os nossos dias.
Repercutindo a sua chegada, o 7segundos conversou com o meteorologista Vinicius Pinho, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), para explicar o que os alagoanos devem esperar para os próximos meses.
“A primavera inicia oficialmente às 16h20 desta quarta-feira, dia 22 de setembro, no chamado equinócio de primavera. Ela se estende até o dia 21 de dezembro, quando temos o solstício de verão”, explicou.
Conforme explicou o especialista, equinócios são os fenômenos astronômicos que acontecem duas vezes ao ano, onde os dias e noites passam a ter a mesma duração. Os equinócios e solstícios são os responsáveis por definir as estações do ano.
“Aqui em Alagoas nós podemos apontar alguns pontos importantes na primavera. O principal é a diminuição substancial do volume chuvas em todo estado. Não quer dizer que não irá mais chover, mas as chuvas serão pontuais e mais espaçadas. Isso é bom para o turismo na metade leste do estado, mas também é uma preocupação para todo o semiárido alagoano, pois o sertão de Alagoas já está sofrendo com escassez hídrica”, alertou Vinicius.
Além disso, as temperaturas também devem aumentar gradualmente, de forma notável para toda a população. Segundo o meteorologista, as temperaturas mínimas devem passar a registrar de 24ºC a 25ºC nas madrugadas do litoral, chegando a variar de 35ºC a 36ºC no alto sertão.
“Outro fator importante na primavera é a mudança no regime de ventos. Durante a primavera nós temos uma maior indecência daqueles ventos nordeste, são aqueles ventos mais intensos, quentes e secos, isso costuma acontecer com maior frequência nos meses de outubro e novembro”, disse.
Finalmente, Vinicius explicou sobre o risco de doenças de pele, pois de acordo com o especialista é na primavera que os índices de radiação ultravioleta começam a preocupar.
“E outro fator importante é o aumento dos índices de radiação ultravioleta. Nessa época do ano nós temos índices UV na casa dos 12 e 13, que são considerados índices extremos. Isso requer um cuidado maior na exposição do sol, pois esses índices favorecem a ocorrência de doenças de pele, como câncer de pele, pela superexposição ao sol”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
PRF apreende 900 kg de pescado transportado sem refrigerção e contaminado com óleo no Sertão de AL
Homem é preso com 6 kg de maconha escondidos dentro do fogão no bairro Canaã
Jovem é encontrado morto com cabeça decapitada no município de Porto Calvo
Polícia aponta ligação entre homem preso em forro de residência e homicídio de agiota encontrado carbonizado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
