Reajuste de 8,08% na conta de água é válido a partir de hoje (6)
O diretor operacional da BRK diz que a fórmula de cálculo que resulta no reajuste não é definida pela concessionária
Após autorização no aumento da conta de água, a Justiça solicitou que a BRK apresentasse alterações que foram solicitadas. O aumento, de 8,08% estará valendo a partir de hoje (6).
O diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, explicou que, antes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) autorizar o aumento no dia 30 de agosto deste ano, foi apresentada a fórmula de cálculo pela empresa privada de saneamento. “Houve uma ação, onde o juiz identificou alguns erros praticados no processo administrativo da Arsal e não um erro cometido pela concessionária”, justificou.
Após os erros encontrados, a agência reguladora refez o processo administrativo, fazendo os ajustes necessários, e publicou uma nova resolução no dia 6 de setembro. Foi solicitado um prazo de 30 dias após a publicação que autorizava o reajuste e, a partir de hoje, a adequação entra em vigor em todo o estado de Alagoas.
Dantas esclarece que o reajuste já havia sido comunicado nas próprias contas de água desde o mês passado: “após a publicação ocorrida novamente no dia 6 de setembro, as faturas estavam já com os avisos”.
O valor do reajuste, que está bem acima da inflação, irá permanecer assim por tempo indeterminado. O diretor operacional explica que a fórmula de cálculo não é definida pela BRK: “a fórmula de cálculo que é estabelecida é prevista no contrato de concessão. Não é um cálculo que é definido pela concessionária, é uma regra predefinida que prevê uma cesta de indicadores, inclusive indicadores de materiais de construção, por exemplo, os quais somaram mais de 15% ao longo dos últimos meses... É uma situação preexistente do processo licitatório onde, simplesmente, se faz o cálculo e apura os indicadores e se chega ao indicador que vai recompor os custos da concessionária”.
O reajuste é válido para todos os serviços da BRK, como os complementares e a tarifa da prestação de serviços, seja de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário.
Além dos serviços, o reajuste também inclui os consumidores que tem a tarifa social. “Ele permanece com o benefício de desconto de 50% em cima do valor normal da fatura, sendo ele reajustado pelo mesmo indicador de 8,08%”, disse Herbert Dantas.
“O objetivo do reajuste é recompor o aumento dos custos que estão envolvidos na operação da concessionária. Além disso, é bastante importante a aplicação desses reajustes para a poder viabilizar os investimentos necessários pra gente poder melhorar a situação do sistema de abastecimento de água, do esgotamento sanitário e levar água para a população onde não chega hoje”, finalizou.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
