Reajuste de 8,08% na conta de água é válido a partir de hoje (6)
O diretor operacional da BRK diz que a fórmula de cálculo que resulta no reajuste não é definida pela concessionária

Após autorização no aumento da conta de água, a Justiça solicitou que a BRK apresentasse alterações que foram solicitadas. O aumento, de 8,08% estará valendo a partir de hoje (6).
O diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, explicou que, antes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) autorizar o aumento no dia 30 de agosto deste ano, foi apresentada a fórmula de cálculo pela empresa privada de saneamento. “Houve uma ação, onde o juiz identificou alguns erros praticados no processo administrativo da Arsal e não um erro cometido pela concessionária”, justificou.
Após os erros encontrados, a agência reguladora refez o processo administrativo, fazendo os ajustes necessários, e publicou uma nova resolução no dia 6 de setembro. Foi solicitado um prazo de 30 dias após a publicação que autorizava o reajuste e, a partir de hoje, a adequação entra em vigor em todo o estado de Alagoas.
Dantas esclarece que o reajuste já havia sido comunicado nas próprias contas de água desde o mês passado: “após a publicação ocorrida novamente no dia 6 de setembro, as faturas estavam já com os avisos”.
O valor do reajuste, que está bem acima da inflação, irá permanecer assim por tempo indeterminado. O diretor operacional explica que a fórmula de cálculo não é definida pela BRK: “a fórmula de cálculo que é estabelecida é prevista no contrato de concessão. Não é um cálculo que é definido pela concessionária, é uma regra predefinida que prevê uma cesta de indicadores, inclusive indicadores de materiais de construção, por exemplo, os quais somaram mais de 15% ao longo dos últimos meses... É uma situação preexistente do processo licitatório onde, simplesmente, se faz o cálculo e apura os indicadores e se chega ao indicador que vai recompor os custos da concessionária”.
O reajuste é válido para todos os serviços da BRK, como os complementares e a tarifa da prestação de serviços, seja de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário.
Além dos serviços, o reajuste também inclui os consumidores que tem a tarifa social. “Ele permanece com o benefício de desconto de 50% em cima do valor normal da fatura, sendo ele reajustado pelo mesmo indicador de 8,08%”, disse Herbert Dantas.
“O objetivo do reajuste é recompor o aumento dos custos que estão envolvidos na operação da concessionária. Além disso, é bastante importante a aplicação desses reajustes para a poder viabilizar os investimentos necessários pra gente poder melhorar a situação do sistema de abastecimento de água, do esgotamento sanitário e levar água para a população onde não chega hoje”, finalizou.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
