Economia

Novo estudo aponta aumento da desigualdade social e econômica entre os maceioenses

Nível de desigualdade social na capital alagoana apresentou aumento

Por 7Segundos 07/10/2021 11h11 - Atualizado em 07/10/2021 11h11
Novo estudo aponta aumento da desigualdade social e econômica entre os maceioenses
Capital alagoana é destaque na desigualdade social - Foto: 7Segundos

A quinta edição do boletim Desigualdades nas Metrópoles classificou Maceió como uma das cinco cidades com o maior número de desigualdade de renda do país, no segundo trimestre de 2021.

Ao lado de João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e Aracaju, a capital alagoana é a última na lista das metrópoles com maior desigualdade de renda, sendo então a com o menor índice de desigualdade entre as maiores.

De acordo com o Coeficiente de GINI, responsável por medir o grau de distribuição de rendimentos entre os indivíduos de uma população, a capital de Alagoas teve uma elevação no seu nível de desigualdade social este ano.

Também no segundo semestre deste ano, Maceió apareceu entre as cinco regiões com a menor renda média domiciliar, ocupando a terceira posição, com uma renda média de R$746,11. A capital fica na frente somente de Grande São Luís (MA) e Teresina (PI).

Os dados deste boletim foram provenientes da pesquisa Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números levam em consideração a inflação do país e são embasados somente no ganho de atividades profissionais, desconsiderando o dinheiro proveniente de programas sociais.