Covid -19

Análise mostra 70.288 pessoas em atraso para 2ª dose de vacinas contra a Covid-19

Levantamento com base nos dados do dia 20 identificou que 27.180 pessoas não concluíram a imunização com a Coronavac, 22.304 com Astrazeneca e 20.804 com a Pfizer

Por Ascom SMS 22/10/2021 11h11 - Atualizado em 22/10/2021 11h11
Análise mostra 70.288 pessoas em atraso para 2ª dose de vacinas contra a Covid-19
Quatro pontos de vacinação funcionam com horário estendido até as 21h de terça a sábado em Maceió - Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A análise semanal realizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde mostra que 70.288 pessoas estão com o ciclo vacinal contra a Covid-19 atrasado, o que representa 14,04% de faltosos. O levantamento foi feito com base nos dados da vacinação do último dia 20. Do total de faltosos na data marcada para a segunda dose em Maceió, 27.180 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac, 22.304 com Astrazeneca e 20.804 com a vacina Pfizer.

A Prefeitura de Maceió mantém oito pontos fixos de vacinação com horário estendido em quatro pontos de terça-feira a sábado, incluindo feriados, para facilitar o acesso às vacinas. No entanto, embora os dados sobre a vacinação apontem uma tendência à maior procura pela segunda dose nas últimas semanas em relação às demais etapas da vacinação, o número de faltosos aumentou e é considerado preocupante.

“É necessário que as pessoas atentem para a data marcada nos cartões de e procurem completar o ciclo de vacinação para a proteção individual e coletiva”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

O infectologista Renee Oliveira lembra que a segunda dose é fundamental para a imunização contra a Covid-19. “Se você toma a segunda dose das vacinas, você ganha uma proteção muito maior. Mesmo que você contraia o vírus, você desenvolverá um quadro muito mais leve. Isso é real, é o que observamos no dia a dia. Então, vamos tomar a segunda dose”, alerta.

“Nós estamos num momento de declínio sustentável, é um momento muito bom, em que há a possibilidade real de controle da pandemia. Essa situação tem relação direta com a vacina. Então, temos que continuar com os cuidados, mantendo o distanciamento, o uso de máscaras e a vacinação”, orienta o especialista.

A atualização do número de faltosos para a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 foi feita por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 11/10/2021) e considera apenas o município de aplicação Maceió. Ou seja, parte desses usuários pode ter recebido a segunda dose em outras localidades.

Vacinação em Maceió

A primeira dose da vacina está disponível em todos os pontos para adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades e adultos a partir de 18 anos; a segunda dose está disponível para adultos e a dose de reforço, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com seis meses completados desde a aplicação da segunda dose, além de imunossuprimidos com pelo menos 28 dias da segunda dose.

Aos adolescentes entre 12 e 17 anos, a Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público menor de 18 anos.O intervalo entre a primeira e a segunda doses é de 28 dias para a Coronavac, oito semanas (56 dias) entre a primeira e a segunda doses da Pfizer e da Astrazeneca.

Confira locais e horário dos pontos de vacinação

Os pontos de vacinação em Maceió ficam espalhados em diferentes localidades para atender a toda a população com maior comodidade e celeridade.

De terça a domingo, os pontos instalados no nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria funcionam com horário estendido, das 9h às 21h.

Os outros quatro pontos – Papódromo (Vergel), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) – funcionam todos os dias das 9h às 16h. Aos domingos e às segundas-feiras, os pontos dos drive-thrus e dos shoppings também funcional das 9h às 16h.