Análise mostra 70.288 pessoas em atraso para 2ª dose de vacinas contra a Covid-19
Levantamento com base nos dados do dia 20 identificou que 27.180 pessoas não concluíram a imunização com a Coronavac, 22.304 com Astrazeneca e 20.804 com a Pfizer

A análise semanal realizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde mostra que 70.288 pessoas estão com o ciclo vacinal contra a Covid-19 atrasado, o que representa 14,04% de faltosos. O levantamento foi feito com base nos dados da vacinação do último dia 20. Do total de faltosos na data marcada para a segunda dose em Maceió, 27.180 não concluíram a imunização com a vacina Coronavac, 22.304 com Astrazeneca e 20.804 com a vacina Pfizer.
A Prefeitura de Maceió mantém oito pontos fixos de vacinação com horário estendido em quatro pontos de terça-feira a sábado, incluindo feriados, para facilitar o acesso às vacinas. No entanto, embora os dados sobre a vacinação apontem uma tendência à maior procura pela segunda dose nas últimas semanas em relação às demais etapas da vacinação, o número de faltosos aumentou e é considerado preocupante.
“É necessário que as pessoas atentem para a data marcada nos cartões de e procurem completar o ciclo de vacinação para a proteção individual e coletiva”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.
O infectologista Renee Oliveira lembra que a segunda dose é fundamental para a imunização contra a Covid-19. “Se você toma a segunda dose das vacinas, você ganha uma proteção muito maior. Mesmo que você contraia o vírus, você desenvolverá um quadro muito mais leve. Isso é real, é o que observamos no dia a dia. Então, vamos tomar a segunda dose”, alerta.
“Nós estamos num momento de declínio sustentável, é um momento muito bom, em que há a possibilidade real de controle da pandemia. Essa situação tem relação direta com a vacina. Então, temos que continuar com os cuidados, mantendo o distanciamento, o uso de máscaras e a vacinação”, orienta o especialista.
A atualização do número de faltosos para a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 foi feita por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 11/10/2021) e considera apenas o município de aplicação Maceió. Ou seja, parte desses usuários pode ter recebido a segunda dose em outras localidades.
Vacinação em Maceió
A primeira dose da vacina está disponível em todos os pontos para adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades e adultos a partir de 18 anos; a segunda dose está disponível para adultos e a dose de reforço, para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com seis meses completados desde a aplicação da segunda dose, além de imunossuprimidos com pelo menos 28 dias da segunda dose.
Aos adolescentes entre 12 e 17 anos, a Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público menor de 18 anos.O intervalo entre a primeira e a segunda doses é de 28 dias para a Coronavac, oito semanas (56 dias) entre a primeira e a segunda doses da Pfizer e da Astrazeneca.
Confira locais e horário dos pontos de vacinação
Os pontos de vacinação em Maceió ficam espalhados em diferentes localidades para atender a toda a população com maior comodidade e celeridade.
De terça a domingo, os pontos instalados no nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria funcionam com horário estendido, das 9h às 21h.
Os outros quatro pontos – Papódromo (Vergel), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) – funcionam todos os dias das 9h às 16h. Aos domingos e às segundas-feiras, os pontos dos drive-thrus e dos shoppings também funcional das 9h às 16h.
Últimas notícias

Confronto policial deixa suspeito morto e outro ferido após invasão a supermercado em Taquarana

Prefeita Márcia Cavalcante prepara grande festa para o Dia das Crianças neste domingo

Projeto Cultura Aqui Acolá no Mercado Público deste sábado terá programação infantil

Perícia que vai apurar causa de incêndio em fábrica de plásticos tem prazo de até 60 dias

DMTT participa de Curso de Gestão de Crises nas Cidades

Maré de Rica inova e cria o seu próprio sorvete: o “Sorvete da Rica” promete agitar o sábado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
