Secretário da Saúde comenta sobre a queda no número de internações por Covid-19
Alexandre Ayres comemora a baixa nos números e destaca a vacinação como a principal aliada durante esse processo
Após uma queda significativa nos números de internações por Covid-19 no último domingo (24), o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, comemorou os novos índices, mas destacou que, para o cenário continuar favorável, é preciso que as medidas de proteção continuem sendo seguidas.
De acordo com o Boletim de Ocupação Diária de Leitos, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ontem, apenas 78 pacientes diagnosticados com a doença estavam internados na rede hospitalar estadual. O número é o menor desde 23 de abril de 2020, quando foram registradas 64 internações em razão do novo coronavírus. “É um dia de muito alívio”, descreve Ayres.
O avanço da vacinação por todo o Estado tem sido o ponto principal para essa vitória, mesmo a vacina tendo certa rejeição entre um pequeno grupo de pessoas. Para os negacionistas, o secretário de Saúde alerta que “os números de óbitos voltaram a subir na Europa, e esses números estão subindo, majoritariamente, em pessoas não vacinadas. Então, está aí a necessidade de que você que não tomou ainda a sua dose, por qualquer motivo que seja, se proteja e se preserve, preserve o seu familiar”. Ele ainda destaca a importância da vacinação completa com as duas doses para uma maior eficácia da vacina: “você que está com a segunda dose atrasada, tome a sua segunda dose para depois vir a dose de reforço porque, em todo o mundo, o comportamento tem sido esse: quem não se vacinou está adoecendo gravemente e indo a óbito”.
Até o momento, 3.723 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. “As medidas sanitárias e as pessoas continuarem usando máscaras ajudaram, mesmo sendo medidas não farmacológicas, mas, sem dúvida nenhuma, o cenário está sendo mais positivo em razão do êxito da vacinação”, pontuou.
Alexandre Ayres ainda explica como a vacina funciona: “a vacinação não protege você de se infectar, as pessoas podem continuar se infectando, mas ela evita que a doença se agrave; ela trás imunidade ao corpo humano, evitando que isso aconteça. Você pode se contaminar com a Covid-19, mas você não irá agravar e não vai, consequentemente, correr risco de morte”.
“Nós chegamos a ter mais de 1.000 pessoas internadas em leitos clínicos e leitos de UTI. Vocês lembram que o Estado fez um grande esforço e chegou a ter 1.500 leitos disponíveis, destes, 400 eram leitos de UTI”, comparou o secretário com a situação antes da vacinação. “Agora a gente faz essa reflexão e analisamos esses números com somente 78 pessoas internadas. A gente não vê a hora de poder anunciar que não temos mais pacientes em leitos de UTI”, finalizou.
Últimas notícias
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Prefeitura de Palmeira inicia renovação de matrículas da rede municipal nesta segunda (24)
Professora da rede municipal descobre caminho para vencer a depressão com a escrita
Rede estadual conquista 45 medalhas nas olimpíadas alagoanas de Química, Matemática e Quimeninas
Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça (25)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
