Documentário mostra relação entre Capoeira e dia a dia nos Quilombos
Contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, filme terá pré-estreia na Serra da Barriga

Mostrar a relação entre a prática da Capoeira Angola e a vida nos Quilombos é o principal objetivo do filme ‘Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo’. O curta-metragem que conta a história de força e resistência da Capoeira na terra de Zumbi é uma realização da Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares – ABCCAP, contemplado no Prêmio Professor Elinaldo Barros, realizado pela Secult-AL com recursos da Lei Aldir Blanc.
Mestre Marco Baiano, idealizador do projeto, explica que o filme documenta um processo histórico de grande importância mostrando as similaridades da Capoeira Angola com o dia a dia dos Quilombos e em particular do Quilombo dos Palmares. “Essa é a nossa contribuição documental para a história. Está aqui o registro que mostra não só essa relação, mas a inserção da Capoeira Angola em Alagoas, no Brasil e no mundo”, afirma.
Com importantes entrevistas e pesquisa documental, a obra traça paralelos entre os primeiros relatos da Capoeira em livros, há séculos passados, até os dias de hoje. O documentário está ancorado na força de atores históricos, passados e presentes.
Depoimentos de mestres e pesquisadores vivos como Mestre Nô, fundador da ABCCAP e praticante da arte capoeira há quase 70 anos; mestre Cláudio dos Palmares, 54 anos de prática da capoeira e um dos mais antigos mestres em atividade no estado de Alagoas; e Helcias Pereira, membro fundador do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; reforçam a mensagem da obra que passa pelas dimensões social, cultural, de identidade e de gênero, entre outras.
Para o diretor cinematográfico do curta-metragem, Benival Farias, o trabalho é necessário para garantir que as novas e futuras gerações conheçam e vejam, além dos relatos escritos, como os velhos mestres, pesquisadores, professores e praticantes, disseminam o conhecimento e o entendimento real da história afro-brasileira, da capoeira e da vida.
“Angola Palmares vem para libertar dos velhos/novos grilhões da escravidão moderna, quase sempre das periferias das pequenas e grandes cidades, vem para fortalecer a Capoeira Angola na terra de Zumbi. Só a partir da compreensão e da difusão do conhecimento histórico afrodescendente será possível entender um pouco mais a relação estreitíssima da nossa capoeira com o Quilombo dos Palmares”, defende o diretor.
Equipe técnica
Para dar vida ao projeto ‘Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo’ a Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares reuniu uma equipe extremamente competente e comprometida com a capoeira.
Direção Cinematográfica: Benival Farias
Produção Executiva: Marco Antônio
Roteiro: Jairo José
Direção de Fotografia: Alyne Sakura
Trilha Sonora Original: Cícero Flor
Assistência de Direção: Genivaldo Henrique
Assistência de Produção: Alciele D’Saint
Serviço
Para conferir ‘Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo’ em primeira mão, é só colocar na agenda:
Dia 6 de novembro - 14h, pré-estreia, na Serra da Barriga, em União dos Palmares;
Dia 13 de novembro - 14h, lançamento oficial, no Centro Cultural Arte Pajuçara, Maceió.
A entrada é gratuita.
Últimas notícias

Câmara de Maceió: vereadores realizam discussão sobre nota técnica do Serviço Geológico do Brasil

MPF pede suspensão das atividades de extração de areia em Feliz Deserto

Deputado Rafael Brito apresenta PL que garante transporte público gratuito para pacientes do SUS

Prefeitura de Maceió promove ações sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença renal crônica

Feirão de Negociação de Dívidas do Procon/AL tem início nesta quinta-feira (13)

No Dia Mundial do Rim, Sesau relembra casos de pessoas que fizeram transplante renal em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
