Educação

Após polêmicas no Enem, deputado se diz preocupado com futuro da prova

Durante sessão Assembleia Legislativa de Alagoas nesta terça-feira

Por 7Segundos 16/11/2021 10h10 - Atualizado em 16/11/2021 10h10
Após polêmicas no Enem, deputado se diz preocupado com futuro da prova
Ronaldo Medeiros durante sessão nesta terça-feira (16) - Foto: Igor Pereira

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) aproveitou a sessão desta terça-feira (16) da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para falar sobre a preocupação com o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O Governo Bolsonaro adota medidas contra a prova, buscando mudar a história do Brasil, buscando mudar a Ciência, a Geografia. Da forma que está indo, nós veremos questões bizarras”, afirmou.

Nessa segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro afirmou em Dubai que as questões do Enem "começam a ter a cara do governo”. Jair Bolsonaro disse ainda: “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado”.

Para Ronaldo Medeiros, isso significa que as questões serão negacionistas e vão mudar fatos históricos. “Irá apequenar a Educação brasileira e prejudicar milhões que estudaram corretamente”.

A prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. No começo do mês, 35 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram demissão a poucos dias do exame.

Eles alegaram "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão. Também mencionaram episódios de assédio moral, expostos em uma assembleia.