Onde estão as duas estátuas de pessoas negras em Maceió
Dos dez pricipais monumentos da capital, apenas dois fazem referência à cultura afro

Maceió começou a ganhar fama de ser uma cidade que celebra suas figuras ilustres. Contudo, de dez estátuas que são destaques na cidade, apenas duas fazem referência a pessoas negras. Dados do último Censo do IBGE, realizado em 2010, apontam que a população na capital é formada por 6,6% de pessoas que se consideram negras e 60,8% de pardos. O que não reflete na representatividade dos monumentos. Conheça quais são os únicos:
No novo ponto de ônibus ao lado do Sesc Poço se encontra a estátua em homenagem a Mãe Preta na Praça 13 de Maio. Inaugurada e 1968, a escultura está sem as cores originais e com marcas de vandalismo, como pichações.

Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo dos Palmares tem uma estátua na praça que leva seu nome, no bairro Cruz das Almas, em Maceió,AL.
A estátua de Ganga Zumba foi retirada da praça em 2010, quando a anterior gestão de Maceió propôs a revitalização do bairro. O monumento retornou ao lugar de origem, na praça que lhe dá nome, em 19 de novembro de 2015.
Nascido em 1630, Reino do Kongo, Ganga Zumba é de origem jaga, povo guerreiro de Angola. Filho da princesa Aqualtune, trabalhou na organização do primeiro Estado Negro nas Américas,em Palmares.
Foi o primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares,ou Janga Angolana, na Capitania de Pernambuco atual estado de Alagoas, Brasil. Reconhecido, historicamente, como um grande estadista, exímio guerreiro e também estrategista em lutas.
Era tio de Zumbi e reinou durante mais de quarenta anos, levando o Quilombo dos Palmares ao apogeu e ao reconhecimento como nação pela Coroa Portuguesa.
Demarcou espaços e lugares históricos na luta contra a escravidão.
Ganga Zumba foi traído e morto em 1678, e os seus seguidores foram reescravizados pelos portugueses.


Últimas notícias
![[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro](https://img.7segundos.com.br/AisMKcz1Xi_jOPPV7EA_SLGehJ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cachorro-que-inalou-fumaca-de-droga-soprada-pela-t-00808080-1b6289b7c20d363ad4626da988580e87-7.png)
[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro

Prefeitura de Penedo e Emater, vão injetar mais de 750 mil reais no Programa Fomento Rural

Polícia Civil procura acusada de soprar fumaça de maconha na boca de cachorro

Filha de Flávia Alessandra diz ser hétero, mas admite 'bode de homem'

Prefeita Tia Júlia se reúne com servidores da Educação do setor de Transportes

Nota Fiscal Cidadã: Sefaz paga mais de R$ 44 mil em prêmios nesta sexta-feira (14)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
