Maceió

Comerciantes adulteram prazo de validade de produtos em Maceió

A Vigilância Sanitária descobriu a operação e apreendeu diversos produtos impróprios para o consumo humano

Por 7Segundos com Cidade Alerta 30/11/2021 20h08 - Atualizado em 30/11/2021 20h08
Comerciantes adulteram prazo de validade de produtos em Maceió
Vigilância Sanitária fiscaliza mais 80 estabelecimentos na capital - Foto: Secom Maceió

As apreensões de alimentos fora das condições necessárias para consumo viraram rotina em Maceió. Agora, a Vigilância Sanitária (VISA) descobriu um método ilegal que comerciantes estão usando para forjar a data de validade dos produtos. Em entrevista à TV Pajuçara, o coordenador da VISA, Airton Santos, comentou sobre o caso e explicou como a operação acontecia.

Oito toneladas de produtos impróprios para consumo já foram apreendidas nos últimos quatro meses no Mercado da Produção e proximidades e duas barracas foram demolidas. "Eles continuam comercializando esses produtos estragados e fora do prazo de validade, adulterando-os, aqui no Jacintinho, na Rua São José, e agora, também, na Feira Livre, lá no Benedito Bentes I, por trás do Mercado da Carne", disse Airton Santos.

Os alimentos costumam ser mortadela, leite, leite condensado, calabresa, entre outros produtos. "Eles já tem as máquinas que eles colocam a data; por exemplo, o número nove eles colocam o número três ou vice-versa", explicou.

Em alguns casos os comerciantes que estão fraudando as informações do produto acrescentam um prazo de 4 anos a mais do que a validade original orientava.

É possível reconhecer os produtos fraudados com o auxílio do álcool 70%, que apaga a data forjada.

"É preciso que os nossos consumidores tenham muita cautela ao comprarem esses produtos perecíveis estragados e fora do prazo de validade porque isso é um risco muito alto à saúde pública", pontuou o coordenador da VISA de Maceió.