Estudantes realizam mostra de cinema em Fernão Velho neste sábado (11)
População terá a oportunidade de assistir a três documentários
Três filmes documentários: Da Fábrica à Sanfona (dir. Lívia Torres e Simone Accioly), Do Circo à Lona (dir. Claudkelves Alves) e A Arte se Chama Dimas (dir. Johnatha Oliveira), realizados através do projeto Doc.Espelho D’água, serão lançados no dia 11 de dezembro de 2021, sábado, na praça São José em Fernão Velho.
Nesta noite o público poderá conhecer o resultado dos meses de processo criativo dos alunos do Doc.Espelho D’água, assim como ver na tela o registro sensível de histórias e cenários tão vivos e pulsantes do bairro histórico de Fernão Velho.
A ONG Viva Mundaú realizou o projeto Doc.Espelho D’água entre fevereiro e junho de 2021 em Fernão Velho, com corealização da produtora alagoana Céu Vermelho Fogo Filmes, teve como objetivo de oferecer conhecimentos teóricos e práticos em cinema e estimular a realização de filmes documentários.
O projeto é um dos contemplados no edital Mestra Hilda com o apoio financeiro da Prefeitura de Maceió, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Foi composto por sete oficinas ministradas pelos instrutores alagoanos Ulisses Arthur, Vivian Oliveira, Laís Araújo, Leandro Alves e Lucas Litrento, e tiveram como temática a linguagem, roteiro e direção para documentário, fotografia, som, montagem e edição.
Do Circo à Lona (dir. Claudkelves Alves) e A Arte se Chama Dimas (dir. Johnatha Oliveira) estão entre os 17 filmes selecionados para a 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano e estarão disponíveis online pelo site da Mostra entre 13 e 18 de dezembro de 2021.