Primeira turma da CNH Social inicia curso com 50 alunos
Prefeitura vai capacitar, a princípio, 350 maceioenses

Ansiosos para iniciar o curso, 50 alunos que integram a primeira turma do Programa CNH Social tiveram as aulas de nivelamento na tarde desta segunda-feira (17) no Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, o Sest/Senat, na Serraria, em Maceió. É lá que até o dia 18 de fevereiro, outras quatro turmas, formadas por 75 pessoas cada, vão participar, toda semana, da formação para tirar, sem nenhum custo, a primeira habilitação.
Os participantes escolheram entre as categorias moto e carro. Acesse aqui para conferir a relação dos aprovados para todas as cinco turmas de nivelamento do curso da CNH Social. Ao todo, neste primeiro momento, serão contemplados com o benefício 350 maceioenses.
Concentrado na sala de aula ao ouvir as orientações do professor, Luiz Felipe, de 21 anos, optou pela categoria carro. Ele é técnico em informática, mas trabalha como garçom e fotógrafo. Para o jovem, que pretende ser jornalista, a CNH Social é uma política pública que cria novas oportunidades de trabalho para os jovens como ele.
“Essa é uma oportunidade muito grande de inclusão social, que vai nos proporcionar emprego e renda e, para além do mais, conhecimento, porque além da habilitação, estamos participando de um curso de capacitação profissional”, conta Felipe.
A coordenadora do curso de nivelamento do Sest/Senat explica que oa participantes vão aprender sobre o sistema de transporte, logística, relacionamento interpessoal e o ambiente de trabalho. “Finalizando o curso de nivelamento, os alunos serão certificados e, a partir daí, terá, efetivamente, o início do Programa da CNH Social. Eles serão encaminhados para fazer os exames clínico, psicológico e, por fim, para a autoescola", pontua Yanna Crysley.
Yanna diz ainda que, na autoescola, os participantes vão continuar com a formação, sendo destinadas 40 horas de aulas teóricas. Após a conclusão, os alunos vão agendar a prova escrita. Os aprovados serão encaminhados para as aulas práticas no veículo, de acordo com a escolha individual de moto ou carro. Ao finalizar esta fase, os alunos vão agendar a avaliação prática.
“O programa da Prefeitura vai beneficiar muitas pessoas que precisam da habilitação para trabalhar e não têm como custear. O Sest/Senat entra como parceiro nesse sentido de movimentar e mudar a vida das pessoas e essa é uma oportunidade que a gente abraçou com muita garra, muita vontade. É uma parceria que está sendo fantástica”, enfatiza a coordenadora.
O professor do Sest/Senat, Rubens Durval, afirma que as aulas vão contribuir para qualificar a postura profissional dos participantes que vão estudar ainda a legislação de trânsito brasileira. “Quem está tirando a CNH pela primeira vez é um sonho, principalmente para aquelas pessoas que não têm tanta oportunidade”, diz.
A recepcionista Marília Barbosa, de 39 anos, confirma a fala do professor ao revelar que ter sido selecionada e participar do curso é um privilégio. “Estou realizando um sonho e, conquistando a CNH na categoria moto, eu posso correr atrás dos meus objetivos. A Prefeitura de Maceió está de parabéns, juntamente com Sest/Senat”, reconhece.
O estudante universitário Adiel Alves, de 19 anos, cursa engenharia química na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para ele, “oferecer a primeira CNH para as pessoas com renda baixa é um grande investimento da Prefeitura nos jovens". E confessa: "por isso, quero tirar bastante proveito do curso de qualificação e também da experiência de ter a minha primeira habilitação de carro. É uma expectativa muito grande".
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
