Vacinação contra a Covid-19 completa um ano em Maceió
Capital já aplicou 1,6 milhão de doses da vacina e se tornou referência no país no avanço da imunização

Um momento muito aguardado e que representava esperança em meio a uma pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Em 20 de janeiro de 2021, Maceió dava início à vacinação contra a Covid-19. No dia anterior, mais de 12 mil doses haviam sido recebidas pela Prefeitura de Maceió para imunizar profissionais de saúde e idosos de Instituições de Longa Permanência (Ilpis).
Os primeiros imunizados em Maceió foram os 401 servidores do PAM Salgadinho, que é a maior unidade de média complexidade de Alagoas, recebendo usuários de todo o estado e sendo referência para exames relacionados à Covid-19.
Renee Oliveira é médico infectologista do Bloco I no PAM Salgadinho, foi um dos primeiros a receber o imunizante na capital e fala sobre o momento da chegada da vacina.
“Alívio, esperança, alegria, contentamento. Naquele dia foram vários sentimentos ao mesmo tempo. Com um ano de pandemia, nós conseguimos ter uma vacina eficaz e útil. Receber a vacinação contra a Covid-19 foi uma vitória não só minha, mas de todos os profissionais do SUS que estavam vivenciando e acompanhando de perto pacientes internados nas UTIs em decorrência do vírus. E a vacina de um ano atrás representou o que estamos vendo hoje. Embora ainda estejamos na vigência da doença, com um número grande casos, não estamos tendo tantas mortes e isso tem uma relação direta com aquele dia”, relata.
Como infectologista, ele se tornou uma das vozes mais conhecidas em Alagoas ao longo da pandemia, e não se cansa de defender os procedimentos necessários à segurança sanitária, tendo a vacina como principal componente de proteção contra a Covid-19.
“Toda a população precisa ser vacinada. A vacina não impede as pessoas de pegarem a Covid, mas ela evita que a população tenha sintomas graves ao contrair o vírus. Com ela, podemos vencer a pandemia. Quem ainda não se vacinou, seja com a primeira, segunda ou dose de reforço, o faça o quanto antes, pois a imunização é a chave”, reforça Renee Oliveira.
Para a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a vacinação é a grande conquista da saúde pública durante a pandemia
“Maceió completa um ano da campanha de vacinação contra a Covid-19 com 79,9% da população vacinável com duas doses dos imunizantes. Temos visto a redução de casos graves e de mortes pela doença. Mesmo agora, com a circulação da variante Ômicron, está claro que a vacinação tem nos protegido das formas mais graves da Covid. Vacina salva e o prefeito JHC tem assegurado todos os meios para que a população de Maceió seja beneficiada o quanto antes. Ontem, iniciamos busca ativa de população não vacinada em locais de difícil acesso. Temos 36 pontos de vacinação, fazemos vacinação itinerante e estamos, até o final do mês, com um ponto temporário no Centro, coração do comércio, para garantir que ninguém fique sem se vacinar. A vacina é uma das grandes conquistas da ciência e é por meio dela que vamos vencer a pandemia ”, pontua a secretária.
A diretora administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, diz que a vacina foi uma conquista que trouxe salvação e esperança na vida da população. “Todos os profissionais ficaram emocionados com a chegada da vacinação em nossa capital, pois muitas vidas foram perdidas e a vacina representava a salvação e a esperança na vida das pessoas. Foi uma conquista muito grande, o nosso município entrou de cabeça e conseguimos ser uma das cidades que mais vacinaram com as doses recebidas. O sentimento é de total gratidão", comenta.
“Completamos um ano da maior campanha já realizada pelo Programa de Imunização. Um momento histórico, marcante para toda a população e profissionais envolvidos. Um ano de muito trabalho, dedicação e satisfação em poder levar a vacinação para os maceioenses. Trazendo esperança de dias melhores e de retorno à rotina diária, visto que é notório o efeito benéfico da vacina, diminuindo as complicações e internações pela doença. Agradeço a toda a equipe envolvida nesta grande ação, sem eles nada seria possível”, destaca a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim.
Avanço na vacinação
Durante o primeiro ano de imunização contra a Covid-19, Maceió se tornou referência no Brasil em consequência do avanço da vacinação dos maceioenses por ser a cidade que mais aplica as doses recebidas na campanha, alcançando, inclusive, índi
ces maiores que a média de Alagoas e do Brasil e o indicador de 95,2%, segundo dados do Ministério da Saúde. A capital foi a primeira do país a encerrar o chamamento dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Atualmente, a cidade registra 1,6 milhão de doses aplicadas — sendo quase 80% da população totalmente vacinada com a primeira e segunda dose ou dose única. A ação do Município já contempla também a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades, além das que estão na faixa etária de 10 e 11 anos sem comorbidades.
Além disso, a Prefeitura de Maceió descentralizou os pontos de imunização e, agora, conta com 36 locais disponíveis em toda a cidade para a vacinação contra a Covid-19.
Nesta semana, a população ganhou mais um novo ponto de vacinação no Calçadão do Centro de Maceió, que ficará disponível durante o mês de janeiro. A ação busca garantir o fácil acesso da população à imunização.
Veja também
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
