Tecnologia

Maceió está fora do primeiro grupo de capitais aptas ao 5G

Cidade precisa ter uma legislação específica para a implantação da tecnologia

Por 7Segundos com Ministério das Comunicações 27/01/2022 14h02
Maceió está fora do primeiro grupo de capitais aptas ao 5G
Quinta geração de internet móvel, o 5G - Foto: Sérgio Perez/Reuters/Direitos reservados

O Ministério das Comunicações divulgou, nesta semana, a lista das primeiras capitais aptas a receber a tecnologia 5G. Apenas doze foram contempladas para receber primeiro a nova internet. Maceió ficou fora do grupo por não ter ainda uma legislação específica.

Atualmente, a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) e o Decreto nº 10.480/2020 possibilitam que a implantação da nova tecnologia ocorra em todas as capitais e municípios. No entanto, é importante que todos atualizem suas normativas para disponibilizar mais antenas e oferecer um 5G mais rápido e com mais qualidade.

Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações locais para ofertar a nova internet.

Quanto às competências municipais, a Lei Geral das Antenas já estabeleceu diretrizes e regras a serem observadas pelos municípios para o tratamento das infraestruturas de suporte - daí a importância das atualizações legislativas, a fim de absorvê-las e adotá-las.

Para que a tecnologia 5G esteja ativa no país, um número de antenas até 10 vezes maior do que temos hoje será necessário, devido ao aumento exponencial do volume de dados que será transmitido.