Juiz preso recusa vacina contra Covid-19, passa mal com a doença e pede prisão domiciliar
Sérgio está preso por um suposto esquema de venda de decisões em 2019
O juiz Sérgio Humberto Sampaio, preso no âmbito da Operação Faroeste - investigação sobre suposto esquema de venda de decisões - pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) transferência para prisão domiciliar humanitária após passar mal no Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia com diagnóstico de covid-19. Ele recusou ser vacinado contra a doença.
A defesa do juiz aposentado do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirma que ele apresentou quadro de febre, diarreia, tontura e fraqueza corporal. Após confirmação no dia 25 da infecção pelo coronavírus, Sampaio apresentou baixa oxigenação, sendo transferido para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no dia seguinte. No dia 27, o quadro se agravou e ele foi encaminhado ao hospital particular Aliança, em Salvador.
Os advogados argumentam que o juiz tem plano de saúde e pode custear o próprio tratamento, caso a prisão preventiva seja substituída por domiciliar. Sampaio, preso desde 2019, quer estar em um hospital particular para, após internação, se recuperar junto à família.
O ministro Jorge Mussi, vice-presidente do STJ em exercício, negou a transferência para prisão domiciliar, argumentando que o encaminhamento para um hospital privado já foi feito pela unidade prisional após agravamento do quadro, não havendo mais urgência para decisão em plantão judiciário.
Mussi encaminhou o caso ao MPF (Ministério Público Federal) e ao relator do processo, para deliberação após o recesso. O UOL tenta contato com a defesa do juiz aposentado Sérgio Humberto Sampaio para envio de posicionamento.
Deflagrada no fim de 2019, a Operação Faroeste revelou a existência de suposta organização criminosa integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano. A investigação apura a prática dos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro e apontou três núcleos de investigados, integrados por desembargadores, advogados e produtores rurais.
Últimas notícias
Suspeito de matar homem com tijoladas é preso em Palmeira dos Índios
Prefeita Ziane Costa celebra avanço nas obras de pavimentação do povoado Morros
Incêndio de grandes proporções em mata assusta moradores da Chã de Bebedouro
Distribuição de leite de vaca é suspensa em AL; Estado pede novo aporte federal
Mulher morre após se afogar na praia da Pajuçara, em Maceió
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas na zona rural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
