Inaugurados há um ano, novos leitos de UTI no HGE acolheram 243 alagoanos
Ampliação nasceu da vontade do Governo de Alagoas e contou com a dedicação dos servidores

Há um ano, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estendia seus leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Naquela época, com o preocupante crescimento da taxa de internação por Covid-19, a sociedade alagoana foi presenteada com mais dez leitos, todos exclusivos a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Este foi mais um esforço do Governo de Alagoas durante a pandemia, que gerou bons resultados e é um legado para a saúde pública alagoana.
Entre 2 de março de 2021 (data da inauguração) e 28 de fevereiro de 2022, 243 enfermos foram acolhidos pela equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem. Ao mesmo tempo, conforme as observações dos próprios profissionais, novas ações foram desenvolvidas em prol da humanização, do acolhimento, do tratamento e da informação.
“Lançamos vários projetos de humanização que contemplaram pacientes, familiares e servidores. Também investimos em treinamentos, pesquisas e adoção de condutas que melhor ajudassem nas assistências. Foram dias de crescimento institucional, profissional e pessoal, com grandes vitórias e emoções inexplicáveis. Como a recuperação do Senhor Dimas, que, para mim, é uma resposta de que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora de enfermagem, Rosângela Cavalcante.
Dimas Calixto Varela, de 66 anos, foi admitido no dia 5 de agosto de 2021 com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entretanto, após ser submetido a exame laboratorial, foi também diagnosticado com a Covid-19. A doença ganhou força ao passar das horas, levando-o para um quadro de saúde considerado grave, o suficiente para ser internado imediatamente na UTI 2 (local onde estão os novos leitos) e por lá ficar por oito longos dias.

“Eu quero agradecer a todos os profissionais que cuidaram de mim e estendo a minha gratidão a todos os outros que atuam nesse imenso hospital. Saibam que o trabalho de vocês é único, pois é por meio do cuidado dado que nós somos curados. Se hoje estou aqui dando o meu testemunho é porque recebi de quem eu nem conheço o que precisava para voltar a viver. Isso não tem preço e será uma lembrança para a eternidade”, disse Dimas, emocionado.
Com a inauguração da UTI 2, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas passou a ter 38 leitos de cuidados intensivos, sendo 28 para adultos e 10 para crianças. As UTIs são locais especializados no suporte vital de alta complexidade, a fim de manter a vida do doente em condições clínicas de gravidade extrema e com risco de morte por insuficiência orgânica.
“No HGE, esses leitos são ocupados com cidadãos que apresentam o quadro clínico muito grave, seja por traumas físicos, ou por doenças cardiológicas e neurológicas ou por qualquer outra enfermidade que oferece potencial risco de óbito. E os pacientes contam com os melhores especialistas nas mais diversas áreas, seres humanos que se dedicam com muito zelo na recuperação de cada doente”, enalteceu a supervisora médica, Rosana Véras.

Mais de 90% dos alagoanos não possuem condições financeiras para custear planos de saúde privados e são dependentes dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o gerente, o médico Paulo Teixeira, está no subconsciente dos alagoanos à procura pelo HGE no momento de desespero, fato que demonstra o quanto as pessoas acreditam no trabalho desenvolvido por todos que compõem esta unidade.
“Quero externar a minha gratidão a todos os servidores do HGE, sem exceção. São pessoas que entendem que o serviço é público, para todos, independente de circunstância e histórico. Todos os dias, eu fico sabendo dos casos de extrema dedicação, atenção, cuidado e zelo; com o desenvolvimento dos serviços e com os pacientes. Isso, além de me encher de orgulho, é um forte referencial sobre não temer superar os desafios impostos pela vida”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
