Saúde

Inaugurados há um ano, novos leitos de UTI no HGE acolheram 243 alagoanos

Ampliação nasceu da vontade do Governo de Alagoas e contou com a dedicação dos servidores

Por Ascom Sesau 04/03/2022 20h08
Inaugurados há um ano, novos leitos de UTI no HGE acolheram 243 alagoanos
Dez novos leitos de UTI no HGE foram abertos há um ano - Foto: Thiago Duarte

Há um ano, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estendia seus leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Naquela época, com o preocupante crescimento da taxa de internação por Covid-19, a sociedade alagoana foi presenteada com mais dez leitos, todos exclusivos a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Este foi mais um esforço do Governo de Alagoas durante a pandemia, que gerou bons resultados e é um legado para a saúde pública alagoana.

Entre 2 de março de 2021 (data da inauguração) e 28 de fevereiro de 2022, 243 enfermos foram acolhidos pela equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos de enfermagem. Ao mesmo tempo, conforme as observações dos próprios profissionais, novas ações foram desenvolvidas em prol da humanização, do acolhimento, do tratamento e da informação.

“Lançamos vários projetos de humanização que contemplaram pacientes, familiares e servidores. Também investimos em treinamentos, pesquisas e adoção de condutas que melhor ajudassem nas assistências. Foram dias de crescimento institucional, profissional e pessoal, com grandes vitórias e emoções inexplicáveis. Como a recuperação do Senhor Dimas, que, para mim, é uma resposta de que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora de enfermagem, Rosângela Cavalcante.

Dimas Calixto Varela, de 66 anos, foi admitido no dia 5 de agosto de 2021 com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entretanto, após ser submetido a exame laboratorial, foi também diagnosticado com a Covid-19. A doença ganhou força ao passar das horas, levando-o para um quadro de saúde considerado grave, o suficiente para ser internado imediatamente na UTI 2 (local onde estão os novos leitos) e por lá ficar por oito longos dias.

Mais de 240 alagoanos já foram assistidos nos novos leitos de UTI do HGE - Foto: Thiago Duarte

“Eu quero agradecer a todos os profissionais que cuidaram de mim e estendo a minha gratidão a todos os outros que atuam nesse imenso hospital. Saibam que o trabalho de vocês é único, pois é por meio do cuidado dado que nós somos curados. Se hoje estou aqui dando o meu testemunho é porque recebi de quem eu nem conheço o que precisava para voltar a viver. Isso não tem preço e será uma lembrança para a eternidade”, disse Dimas, emocionado.

Com a inauguração da UTI 2, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas passou a ter 38 leitos de cuidados intensivos, sendo 28 para adultos e 10 para crianças. As UTIs são locais especializados no suporte vital de alta complexidade, a fim de manter a vida do doente em condições clínicas de gravidade extrema e com risco de morte por insuficiência orgânica.

“No HGE, esses leitos são ocupados com cidadãos que apresentam o quadro clínico muito grave, seja por traumas físicos, ou por doenças cardiológicas e neurológicas ou por qualquer outra enfermidade que oferece potencial risco de óbito. E os pacientes contam com os melhores especialistas nas mais diversas áreas, seres humanos que se dedicam com muito zelo na recuperação de cada doente”, enalteceu a supervisora médica, Rosana Véras.

Gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, destacou relevância dos novos leitos de UTI do HGE para atender aos mais de 90% dos alagoanos que dependem do SUS - Foto: Thiago Duarte

Mais de 90% dos alagoanos não possuem condições financeiras para custear planos de saúde privados e são dependentes dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o gerente, o médico Paulo Teixeira, está no subconsciente dos alagoanos à procura pelo HGE no momento de desespero, fato que demonstra o quanto as pessoas acreditam no trabalho desenvolvido por todos que compõem esta unidade.

“Quero externar a minha gratidão a todos os servidores do HGE, sem exceção. São pessoas que entendem que o serviço é público, para todos, independente de circunstância e histórico. Todos os dias, eu fico sabendo dos casos de extrema dedicação, atenção, cuidado e zelo; com o desenvolvimento dos serviços e com os pacientes. Isso, além de me encher de orgulho, é um forte referencial sobre não temer superar os desafios impostos pela vida”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.