Fundepes facilitará relacionamento com fornecedores por meio de novo sistema de gestão
De acordo com o coordenador Daniell Pontes, o projeto deve otimizar os processos aquisitivos da fundação
Mais um projeto da nova estruturação interna da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) está sendo desenvolvido. O Projeto Sumé é focado na otimização da gestão de compras que vai contemplar produtos, processos de cotação, pregão, atas de registro de preços, além de contratos e ordens de fornecimentos, que são atividades rotineiras das instituições de apoio às universidades.
“O projeto Sumé irá promover um ganho significativo para a universidade, para a Fundepes, e, sem dúvida, para a sociedade em geral. Nosso objetivo é otimizar os processos aquisitivos da fundação, tornando-os mais céleres e eficientes, além de prover ferramentas gerenciais que possam promover o desenvolvimento local sustentável”, pontuou o coordenador do projeto, Daniell Pontes.
O primeiro diferencial é que esta iniciativa proporcionará à Fundepes ferramentas computacionais alinhadas ao ambiente corporativo atual, tornando os processos mais dinâmicos, monitoráveis e gerenciáveis. Por outro lado, o Sistema de Administração e Gestão Integrada (SAGI), atual programa utilizado pela Fundepes, é baseado em uma realidade que foi modelada há 15 anos, pouco dispondo de ferramentas gerenciais. Ademais, o Sumé permitirá, dentre outras, a consulta dos produtos previstos nos planos de trabalho dos projetos, o que dará um subsídio para a formulação do planejamento anual de compras, agregando, assim, valor aos projetos desenvolvidos.
“Nossa missão é continuar promovendo ações de gestão contanto com parcerias com as instituições públicas de Alagoas e fornecedores locais do nosso estado. Essa iniciativa é, sem dúvidas, um grande passo para promover essa aproximação”, revelou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.
Com essas funcionalidades, é possível automatizar a comunicação com fornecedores, por exemplo, ampliando o alcance e a efetividade do processo, proporcionando maior competitividade, melhores preços e maior qualidade dos produtos ofertados.
Além disso, o projeto Sumé disponibilizará funcionalidades de relatórios e de extração de dados voltados para a transparência ativa, para publicização dos processos aquisitivos e de dados abertos, cumprindo, assim, um importante princípio administrativo, que é o da publicidade, além de oportunizar o controle social.