Com recursos garantidos por Rodrigo Cunha, Ifal de São Miguel dos Campos ganha laboratório
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) disse nesta sexta-feira (18) que é “necessário direcionar todos os esforços possíveis para a melhoria dos indicadores educacionais de Alagoas”, uma vez que “grandes investimentos em educação, com suporte pedagógico adequado, universalização do acesso à escola, democratização do ensino técnico e superior e garantia de recursos para ciência e tecnologia são um dos caminhos para elevar a competitividade, o número de empregos e a qualidade de vida de nossa população”.
A afirmação do senador foi feita na cidade de São Miguel dos Campos, durante a inauguração do quinto Laboratório do Programa Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O projeto somente se tornou realidade em Alagoas devido aos investimentos de R$ 2 milhões de reais garantidos em Brasília por Rodrigo Cunha. Os espaços foram idealizados pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.
“Fico honrado em ter garantido a chegada dos recursos no valor de R$ 2 milhões junto ao Ifal para garantir que este projeto fosse executado em nosso estado, beneficiando jovens e estudantes. Seguiremos em Brasília atuando, sempre, em busca de avanços para nossa gente”, salientou o senador alagoano. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, Rodrigo Cunha se empenhou pessoalmente para que Alagoas fosse um dos primeiros estados do país a receber este programa, que tem como objetivo proporcionar aos jovens o acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.
O Espaço 4.0 se constitui em um contêiner com 25 metros quadrados, que conta com kit robô, smartphone, tablets, computadores, impressora 3D, drone e outros equipamentos utilizados por meio da metodologia maker, na qual o estudante aprende na prática o conteúdo teórico aplicado. Ao todo, a previsão é dotar 7 campi do Ifal em todo o estado com Espaços 4.0, equipamentos de alta tecnologia e atividades didáticas e práticas de aprendizado para a juventude.
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h: Desenho 2D, Desenho e Impressão 3D, Introdução à Programação Web, Desenvolvimento de aplicativo Android, Montagem e manutenção de computadores - Desktop, Montagem e manutenção de computadores - Notebook, Instalação e configuração de redes de computadores, Eletrônica Básica, Internet das Coisas e Robótica Educacional.

Últimas notícias

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
