Com recursos garantidos por Rodrigo Cunha, Ifal de São Miguel dos Campos ganha laboratório
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) disse nesta sexta-feira (18) que é “necessário direcionar todos os esforços possíveis para a melhoria dos indicadores educacionais de Alagoas”, uma vez que “grandes investimentos em educação, com suporte pedagógico adequado, universalização do acesso à escola, democratização do ensino técnico e superior e garantia de recursos para ciência e tecnologia são um dos caminhos para elevar a competitividade, o número de empregos e a qualidade de vida de nossa população”.
A afirmação do senador foi feita na cidade de São Miguel dos Campos, durante a inauguração do quinto Laboratório do Programa Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O projeto somente se tornou realidade em Alagoas devido aos investimentos de R$ 2 milhões de reais garantidos em Brasília por Rodrigo Cunha. Os espaços foram idealizados pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.
“Fico honrado em ter garantido a chegada dos recursos no valor de R$ 2 milhões junto ao Ifal para garantir que este projeto fosse executado em nosso estado, beneficiando jovens e estudantes. Seguiremos em Brasília atuando, sempre, em busca de avanços para nossa gente”, salientou o senador alagoano. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, Rodrigo Cunha se empenhou pessoalmente para que Alagoas fosse um dos primeiros estados do país a receber este programa, que tem como objetivo proporcionar aos jovens o acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.
O Espaço 4.0 se constitui em um contêiner com 25 metros quadrados, que conta com kit robô, smartphone, tablets, computadores, impressora 3D, drone e outros equipamentos utilizados por meio da metodologia maker, na qual o estudante aprende na prática o conteúdo teórico aplicado. Ao todo, a previsão é dotar 7 campi do Ifal em todo o estado com Espaços 4.0, equipamentos de alta tecnologia e atividades didáticas e práticas de aprendizado para a juventude.
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h: Desenho 2D, Desenho e Impressão 3D, Introdução à Programação Web, Desenvolvimento de aplicativo Android, Montagem e manutenção de computadores - Desktop, Montagem e manutenção de computadores - Notebook, Instalação e configuração de redes de computadores, Eletrônica Básica, Internet das Coisas e Robótica Educacional.