Com recursos garantidos por Rodrigo Cunha, Ifal de São Miguel dos Campos ganha laboratório
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) disse nesta sexta-feira (18) que é “necessário direcionar todos os esforços possíveis para a melhoria dos indicadores educacionais de Alagoas”, uma vez que “grandes investimentos em educação, com suporte pedagógico adequado, universalização do acesso à escola, democratização do ensino técnico e superior e garantia de recursos para ciência e tecnologia são um dos caminhos para elevar a competitividade, o número de empregos e a qualidade de vida de nossa população”.
A afirmação do senador foi feita na cidade de São Miguel dos Campos, durante a inauguração do quinto Laboratório do Programa Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O projeto somente se tornou realidade em Alagoas devido aos investimentos de R$ 2 milhões de reais garantidos em Brasília por Rodrigo Cunha. Os espaços foram idealizados pela Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.
“Fico honrado em ter garantido a chegada dos recursos no valor de R$ 2 milhões junto ao Ifal para garantir que este projeto fosse executado em nosso estado, beneficiando jovens e estudantes. Seguiremos em Brasília atuando, sempre, em busca de avanços para nossa gente”, salientou o senador alagoano. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, Rodrigo Cunha se empenhou pessoalmente para que Alagoas fosse um dos primeiros estados do país a receber este programa, que tem como objetivo proporcionar aos jovens o acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.
O Espaço 4.0 se constitui em um contêiner com 25 metros quadrados, que conta com kit robô, smartphone, tablets, computadores, impressora 3D, drone e outros equipamentos utilizados por meio da metodologia maker, na qual o estudante aprende na prática o conteúdo teórico aplicado. Ao todo, a previsão é dotar 7 campi do Ifal em todo o estado com Espaços 4.0, equipamentos de alta tecnologia e atividades didáticas e práticas de aprendizado para a juventude.
Serão ofertados dez cursos no local com carga horária entre 20h e 40h: Desenho 2D, Desenho e Impressão 3D, Introdução à Programação Web, Desenvolvimento de aplicativo Android, Montagem e manutenção de computadores - Desktop, Montagem e manutenção de computadores - Notebook, Instalação e configuração de redes de computadores, Eletrônica Básica, Internet das Coisas e Robótica Educacional.

Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
