Política

Ex-adversário de Lula, Alckmin se filia ao PSB e abre espaço para ser vice do petista

Ex-governador de São Paulo se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) durante evento em Brasília na manhã desta quarta-feira

Por CNN Brasil 23/03/2022 14h02
Ex-adversário de Lula, Alckmin se filia ao PSB e abre espaço para ser vice do petista
Filiação ao PSB - Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Com um discurso no qual enalteceu a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como quem melhor representa a “esperança do povo brasileiro”, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin formalizou na manhã desta quarta-feira (23) sua filiação ao PSB, durante evento na sede da Fundação João Mangabeira, vinculada ao partido, em Brasília.

Com a assinatura de sua ficha de filiação, Alckmin deu mais um passo para  ocupar a posição de vice na chapa com o petista. Lula não esteve  presente no evento ― a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, representou o PT.

Ao falar de Lula, Alckmin parabenizou o PSB por decidir apoiar o ex-presidente nas eleições deste ano. “Nós temos que ter os olhos  abertos para enxergar e ter a humildade de entender que ele [Lula] é hoje aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro”, afirmou o ex-governador de São Paulo.

Segundo Alckmin, Lula representa a “própria democracia porque é fruto dela”, e  por ter conhecido as “vicissitudes”, é quem mais bem “interpreta o  sentimento da alma nacional”. “Eu disputei com Lula em 2006, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível. Democracia é um valor, um princípio, e a principal tarefa é combater a mentira”, afirmou.

Em entrevista logo após o evento, Alckmin foi questionado sobre qual seria seu papel em um governo do presidente Lula, caso fosse eleito como vice-presidente na chapa do petista.

“Eu já fui vice-governador e governador. Sei os limites da competência da responsabilidade da tarefa. A minha disposição é de ajudar, se esse for o caminho. Reunir experiência executiva e legislativa”, afirmou Alckmin, que deixou o PSDB em dezembro, após 33 anos.

Tags: