AVC e infarto superam Covid-19 e voltam a ser causas de morte por doença mais comuns em Maceió
Plataformas apontam a queda de casos e óbitos por coronavírus em Alagoas e Maceió
O Covid-19 deixou o primeiro lugar no ranking de mortes por doenças no Brasil, com uma baixa de 60,4% na média móvel de mortes causadas pelo vírus no país. A queda também é representada em Alagoas. Com a capital alagoana registrando quedas de até 95% dos óbitos causados pela doença em 2022.
De acordo com informações do Portal da Transparência do Registro Civil, no período entre os dias 16 e 22 de março do ano de 2021, foram registrados um total de 61 mortes causadas pelo coronavírus na capital alagoana, já neste mesmo período no ano de 2022, a plataforma apontou apenas três óbitos, uma queda de 95% se comparado ao ano passado.
A queda é ainda maior ao usar dados do painel interativo da Covid-19 em Alagoas, equipamento da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), que aponta uma informação diferente da plataforma do Registro Civil, registrando 75 óbitos neste período em 2021 e apenas duas mortes na mesma semana em 2022. Neste caso, a queda dos falecimentos foi de 97%.
Com isso, a Covid-19 foi superada pelos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infartos na capital alagoana. Dito isso, ainda de acordo com a plataforma do Registro Civil, houveram 12 casos confirmados de AVC e seis infartos em Maceió entre o dia 16 de março até a última terça-feira (22).
Particularmente nos casos de AVC em 2022, os dados apresentam um aumento de 200% se comparado ao mesmo período no ano passado, quando houve apenas quatro acidentes registrados. Uma queda de 95% da Covid-19 e aumento triplicado nos AVCs.
Já considerando o período de pico da variante Ômicron no Brasil no início deste ano, no período entre o dia 18 de fevereiro e 21 de março, Alagoas registrou um total de 67 mortes por casos confirmados e suspeitos da doença, um valor também abaixo do mesmo intervalo no ano de 2021, quando foram apontados 502 óbitos em toda a área alagoana, uma queda de 86% nos falecimentos.
Das 502 mortes que aconteceram em Alagoas entre o meio de fevereiro e meio de março de 2021, 208 foram confirmadas em Maceió. Já dos 67 óbitos registrados no estado nesse período em 2022, 26 deles foram na capital alagoana. Mostrando uma baixa de 87% dos óbitos.
Já os AVCs tiveram um aumento de 48%, sendo registrados 33 casos em 2021 e 48 neste ano.
O maior pico de coronavírus recente em Maceió foi no início de março, quando houve uma média móvel de cinco óbitos diários, no mesmo período em 2021, a média era de 20 óbitos. representando também uma queda de 75% na mesma.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Uso de clareamento dental é seguro e não enfraquece os dentes, afirmam especialistas
Prefeitura entrega cestas básicas da Corrida de Emancipação a famílias assistidas pelo Cras de Arapiraca
Ministério Público exigiu licenças e acompanhou montagem da roda-gigante em Maceió
Arapiraca divulga programa do Festival de Jazz com shows e dois polos
Imagens de totem de monitoramento mostram homem danificando equipamento em Maceió
Prefeita Socorrinho expressa apoio a Arthur Lira na festa de 68 anos de Jacaré dos Homens
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
