Meio ambiente

MPF confirma presença do Coral-Sol em litoral alagoano

A ação, ajuizada preventivamente em 2016, teve o intuito de evitar justamente a invasão dessa espécie altamente agressiva para o bioma marinho

Por 7Segundos com Assessoria 01/04/2022 10h10
MPF confirma presença do Coral-Sol em litoral alagoano
Coral-Sol - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) informou à Justiça Federal que mergulhadores recreativos identificaram colônias de Coral-Sol no naufrágio Itapagé, localizado no Município de Jequiá da Praia/AL. O achado ocorreu no dia 20 de março de 2022.

A ação, ajuizada preventivamente em 2016, teve o intuito de evitar justamente a invasão dessa espécie altamente agressiva para o bioma marinho. Os  pedidos formulados buscaram a condenação da Petrobras, Transpetro, Ibama, IMA, Capitania dos Portos e União Federal, no sentido da adoção de medidas de prevenção efetivas. No entanto, até o momento não houve sentença, embora a instrução do processo já tenha se encerrado há vários meses.

O Coral-Sol é um invasor e está causando a perda da biodiversidade marítima em vários estados brasileiros, inclusive em Sergipe. A bioinvasão foi provocada por  bioincrustração da espécie em plataformas e sondas de petróleo e gás, bem como pelo transporte em casco de navios, sem que os responsáveis tomassem medidas de controle da invasão do coral assassino. Ocorrências de Coral-Sol também já foram detectadas em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.