Uber vai recorrer de decisão que reconhece vínculo empregatício com motoristas
Em sua defesa, a empresa disse que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já reconheceu que este tipo de vínculo não existe

A Uber, empresa de transporte por aplicativo, divulgou uma nota oficial na qual afirma que vai recorrer da decisão da Justiça de Maceió, que reconheceu o vínculo empregatício com os motoristas. A decisão aconteceu na última segunda-feira (04) e foi da juíza Alda de Barros Araújo Cabus.
Em sua defesa, a empresa disse que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já reconheceu que este tipo de vínculo não existe, sob o entendimento que "os motoristas trabalham sem habitualidade e de forma autônoma" e que "não existe subordinação jurídica entre o aplicativo e o trabalhador".
"A 5ª Turma já havia afastado a hipótese de subordinação de um motorista com a empresa porque ele podia ligar e desligar o aplicativo na hora que bem quisesse e se colocar à disposição, ao mesmo tempo, para quantos aplicativos de viagem desejasse", consta no posicionamento. Na nota oficial, a Uber ainda cita mais algumas vezes que o entendimento da Justiça foi favorável à empresa.
Também é dito que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem decidindo que os motoristas "não mantêm relação hierárquica com a empresa porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos, e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício". A última decisão foi de setembro do ano passado.
A magistrada de Maceió destacou uma decisão da Corte Francesa, que reconheceu que, ao implantar um sistema de geolocalização que permite manter um controle presença de um poder sancionador, o que cria uma relação de subordinação entre o motorista e o aplicativo.
Foi determinado um prazo de 30 dias para que as empresas do ramo façam o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com base em uma remuneração de R$ 1.191,68.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
