Uber vai recorrer de decisão que reconhece vínculo empregatício com motoristas
Em sua defesa, a empresa disse que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já reconheceu que este tipo de vínculo não existe
 
                            A Uber, empresa de transporte por aplicativo, divulgou uma nota oficial na qual afirma que vai recorrer da decisão da Justiça de Maceió, que reconheceu o vínculo empregatício com os motoristas. A decisão aconteceu na última segunda-feira (04) e foi da juíza Alda de Barros Araújo Cabus.
Em sua defesa, a empresa disse que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já reconheceu que este tipo de vínculo não existe, sob o entendimento que "os motoristas trabalham sem habitualidade e de forma autônoma" e que "não existe subordinação jurídica entre o aplicativo e o trabalhador". 
"A 5ª Turma já havia afastado a hipótese de subordinação de um motorista com a empresa porque ele podia ligar e desligar o aplicativo na hora que bem quisesse e se colocar à disposição, ao mesmo tempo, para quantos aplicativos de viagem desejasse", consta no posicionamento. Na nota oficial, a Uber ainda cita mais algumas vezes que o entendimento da Justiça foi favorável à empresa. 
Também é dito que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem decidindo que os motoristas "não mantêm relação hierárquica com a empresa porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos, e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício". A última decisão foi de setembro do ano passado.
A magistrada de Maceió destacou uma decisão da Corte Francesa, que reconheceu que, ao implantar um sistema de geolocalização que permite manter um controle presença de um poder sancionador, o que cria uma relação de subordinação entre o motorista e o aplicativo.
Foi determinado um prazo de 30 dias para que as empresas do ramo façam o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com base em uma remuneração de R$ 1.191,68.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		