AL é o primeiro estado do país a criar comitê gestor de busca por pessoas desaparecidas
Posse dos membros do comitê aconteceu nesta sexta-feira (08), na sede da SSP
Alagoas deu um importante passo, nesta sexta-feira (08), ao ser o primeiro estado do país a nomear um comitê gestor estadual de política nacional de busca por pessoas desaparecidas. A posse dos integrantes aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro.
O comitê gestor é o primeiro passo realizado após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, firmado no dia 1º entre a SSP e o Ministério Público Estadual (MPE), para implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e a execução do Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos (PLID) em Alagoas.
Segundo Diogo Nilo, chefe do Instituto Médico Legal de Maceió (IML) e que será a autoridade central estadual do Comitê, o grupo será composto por representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Assistência Social e membros da sociedade civil e terá como objetivo propor melhorias nas políticas públicas que visam buscar pessoas desaparecidas em Alagoas.
“Não havia uma estruturação do Estado para a busca por desaparecidos e agora com a nomeação do comitê gestor poderemos fazer essa estruturação para conseguir enxergar o objeto de trabalho e propor melhorias para que familiares tenham esse aporte do estado nesta busca por um ente desaparecido”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Elias Oliveira, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do trabalho que será realizado para fortalecer as políticas de segurança pública na busca por pessoas desaparecidas.
“Fico muito feliz com a posse do comitê, pois irá juntar esforços à Segurança Pública para minorar o sofrimento de famílias alagoanas que buscam por um ente desaparecido. Iremos desempenhar também algumas ações internas e realizar campanhas de conscientização e divulgação, o que será muito importante nessa luta”, disse.
Estiveram presentes o gestor do comitê, Diogo Nilo, a perita criminal Rosana Coutinho, os papiloscopistas Marcelo Casado e Luciane Lima, o delegado Ronilson Medeiros, a major Aline, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, as representantes da assistência social Aline Rosa e Marluce Pereira, a conselheira tutelar Vera Leite Costa de Nazaré, a coordenadora geral do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil (FETIPAT) Nelma Nunes, e a representante da sociedade civil Arísia Barros.
Também esteve presente a assessora parlamentar Djane Olegário e o perito geral da Polícia Científica de Alagoas Manoel Melo.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
