Educação

Conferência no Pilar debate metas do Plano Municipal de Educação

Evento foi realizado neste sábado

Por Assessoria 30/04/2022 15h03
Conferência no Pilar debate metas do Plano Municipal de Educação
Conferência no Pilar debate metas do Plano Municipal de Educação - Foto: Assessoria

Cuidar da Educação com o máximo zelo é uma prioridade no Pilar. E foi para debater políticas públicas voltadas à educação que a Prefeitura realizou, neste sábado (30), na Escola de Educação Básica Professora Sueli Chagas, no bairro Casas Novas, a 3ª Conferência Municipal de Educação, cujo tema foi “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Durante o encontro, pais de alunos, representantes dos conselhos de Educação, diretores das unidades de ensino e demais profissionais da rede municipal discutiram as metas do Plano Municipal de Educação, visando ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. Mas a conferência também reuniu pessoas de outras cidades. Foi o caso da secretária de Educação de Atalaia, Glauciane Veiga, que destacou a importância da iniciativa, atestando a transformação da Educação no Pilar.

“Fui convidada e vim conferir de perto o trabalho de monitoramento e avaliação do plano que foi instituído em 2018. A gestão do Pilar privilegia a educação, de modo que praticamente todas as estratégias e ações já foram executadas, a exemplo da meta 1, que trata da universalização da educação infantil, com a qual Pilar se tornou uma referência não apenas em Alagoas”, afirmou Glauciane.

Já o secretário de Educação do Pilar, Clewinho Cavalcante, ressaltou o alcance da discussão, bem como o empenho das equipes no dia a dia das unidades. “Pilar avançou muito nos últimos anos e, agora, estamos acelerando ainda mais. Tudo o que alcançamos é graças ao capricho de todos, do pessoal de apoio ao professor. Hoje, avaliamos o que já foi feito e planejamos o futuro com a ousadia que fez da gestão Renato Filho a mais bem avaliada do país. Afinal, no Pilar, o servidor não impõe limite à vontade de fazer cada vez mais e melhor pelo próximo”, analisou.

Prefeito do Pilar, Renato Filho, por sua vez, discursou aos presentes após abrir a cerimônia e ratificou o compromisso com a formação de gerações inteiras. “O nosso guia é o Plano Nacional de Educação, que traz metas como a de garantir que ao menos metade das crianças brasileiras com até cinco anos de idade estejam na escola até 2024. Mas temos capacidade para fazer muito mais, indo além do plano nacional para alcançarmos a totalidade das crianças. Não é à toa que batemos o recorde de quase nove mil matriculados. E vamos continuar crescendo com ainda mais qualidade”, assegurou o gestor.

Na ocasião, Renato Filho disse também que, agora, uma das metas é debater o crescimento das unidades de ensino por região, “para que o aluno se desloque o mínimo possível, fortalecendo, assim, a integração entre família e escola”. “O nosso maior legado não são as grandes obras. Não é a maior estátua de Cristo do mundo, nem o primeiro teleférico de Alagoas, que também será no Pilar, mas a educação, que é quem move todo o nosso desenvolvimento. Hoje, temos um ambiente em que tudo é feito, sobretudo, com muito amor. É assim que construímos o futuro dos nossos jovens”, emendou o prefeito.

Também participaram da conferência a vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues, os vereadores Henrique Pinheiro e Luis Carlos Omena, a presidente do Fórum Municipal de Educação, Elisabeth Filha, a diretora da Escola Sueli Chagas, Solange Augusto, e a presidente da ONG Pilar Consciente, Andréa Lúcia Santos.