Presidente da Abrasel/AL endossa posicionamento nacional sobre Lei Seca
STF vai julgar nessa quarta-feira (18) a análise sobre a constitucionalidade da lei de 2008
Nessa quarta-feita (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar a análise sobre a constitucionalidade da Lei Seca (11.705/2008). A ação é um pleito da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que tramita há mais de 13 anos, e tem como objetivo acabar com a tolerância zero ao álcool para os consumidores brasileiros.
Ao portal 7Segundos, o presidente da Abrasel Alagoas, Brandão Júnior, afirmou que endossa o posicionamento da nacional sobre o assunto, dizendo que o Brasil deve seguir a linha que existe em todo o mundo.
"Precisamos voltar a ter tolerância mínima e o cidadão poder consumir uma taça de vinho no almoço, como uma opção que todas as pessoas podem", ressaltou.
Segundo a Abrasel, a lei apresenta diversos problemas, inconstitucionalidades, na visão da entidade, além de tirar o foco de outras causas e políticas públicas importantes que deveriam ser tratadas urgentemente a fim de combater o absurdo número de acidentes e mortes no trânsito.
"A lei serve como um salvo-conduto para que as autoridades deixem de cuidar de campanhas de educação, da segurança nas estradas, de diversos outros problemas que causam mortes no trânsito, além de não prestarem conta à sociedade de maneira que possa acompanhar indicadores efetivos, que demonstrem ou não a efetividade, o que não acontece desde que a lei passou a valer”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
A própria Organização Mundial da Saúde estabelece um limite de 0,5 g/L como aceitável para os motoristas, limite que é adotado em países como a França. Nos EUA, na Inglaterra e no Canadá, este limite é de 0,8 g/L.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
