Mais de 160 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro em Alagoas
Quase 100 condutores foram flagrados alcoolizados e 58 foram presos
No ano passado, em Alagoas, 165 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Além disso, 96 condutores foram flagrados alcoolizados ao volante. Os dados foram divulgados nesta semana no Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a ação de inconstitucionalidade da Lei Seca.
Ao todo, foram 5.184 testes de alcoolemia realizados em 2021 e 58 pessoas detidas em flagrante. No Nordeste, Alagoas foi o estado que menos teve recusas do bafômetro. O ranking ficou desta maneira: Bahia (1.255); Rio Grande do Norte (843); Pernambuco (523); Paraíba (498); Piauí (449); Ceará (365); Maranhão (305); e Sergipe (208).
A nível nacional, foram 22.482 brasileiros que se recusaram a soprar no aparelho nas rodovias federais. O estado que mais teve negativas do exame no Brasil foi Santa Catarina, com 2.976.
Os dados da PRF ainda apontam que, em 2021, o país teve 216 mortes causadas por condutores alcoolizados e mais de 4.500 acidentes nas BRs em que os motoristas estavam embriagados.
Ação no STF
Nesta quinta (19), o STF retoma o julgamento sobre questões relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas e o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as medidas, está uma multa para os motoristas que negarem o bafômetro. O ministro Luiz Fux considerou a punição constitucional.
Lei Seca
A Lei Seca entrou em vigor em 2008. Hoje, a multa para quem é flagrado dirigindo embriagado é de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência no período de um ano, o valor pode dobrar.
Últimas notícias
MPAL pede condenação de 250 anos para integrantes de Orcrim interestadual
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista
Prefeitura entrega 30 cadeiras de rodas a usuários do Credefipi em Palmeira dos Índios
Detran Alagoas orienta passo a passo para obtenção da 1ª CNH pelo app e site do órgão
[Vídeo] PM detalha apreensão de mais de 50 kg de drogas em casa abandonada em Arapiraca
Fim de semana terá predomínio de sol em AL, mas previsão também indica possibilidade de chuvas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
