Seduc publica portaria que institui Núcleo de Acompanhamento Psico Socioassistencial na rede estadual de ensino
Grupo trabalhará em ações de apoio emocional à comunidade escolar; edital para contratação de profissionais está em construção e será lançado em breve

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (24), a portaria que institui o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA), que será composto por psicólogos e assistentes sociais que atuarão no combate aos impactos socioemocionais da pandemia em estudantes e servidores, bem como na promoção da qualidade de vida no ambiente escolar. O edital para contratação temporária destes profissionais está em construção e deve ser publicado em breve.
De acordo com a portaria, estas equipes multidisciplinares atuarão efetivamente com as unidades de ensino da rede estadual, na “execução, apoio e acompanhamento de atendimento à comunidade escolar, por meio de plano estratégico por escola, plantões por escola, diagnósticos e ações correlatas ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem minimizar os impactos psico sociassistenciais e suas consequências nos processos de ensino e aprendizagem”.
A criação do Núcleo foi anunciada pela Seduc no último dia 28, data em que se celebra o Dia Internacional da Educação. A medida também visa atender à meta 4 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estabelece a “criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores (as) da educação básica com os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas zonas urbanas e no campo”.
“Após dois anos de pandemia, nossos alunos e professores ainda sentem os impactos do que foi o distanciamento social, uma medida que salvou vidas, mas que também trouxe sequelas para o socioemocional de muitas pessoas. E esta é a realidade não só de Alagoas, mas de todo o Brasil, uma demanda que é reconhecida, inclusive, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed. Por isso, esta equipe terá um papel importante neste processo em que estamos buscando retomar a normalidade, tendo um olhar especial para aqueles que ainda se encontram fragilizados. Dessa forma, Alagoas sai mais uma vez na frente, atuando no combate aos impactos sociais e emocionais que a pandemia causou em alunos e servidores, como também ajudando a gerar empregos para duas categorias tão importantes e cujos serviços serão extremamente valioso para nossas escolas”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Últimas notícias

Rapper Oruam deixa presídio de Bangu após decisão do STJ

Câmara homenageia Claydson Mourinha e José Neto em Maceió

Entenda as novas regras de hospedagem que entram em vigor em dezembro

Grande SP tem terceira morte por suspeita de intoxicação por metanol

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir da lei

Lessa assume interinamente o Governo de AL enquanto Dantas está na Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
