Emater realiza capacitação de equipe técnica na identificação e manejo de pragas e doenças das frutíferas
Ação acontece em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e cada módulo terá uma etapa teórica e outra prática

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) iniciou, nesta sexta-feira (03), uma capacitação de equipe técnica na identificação e manejo das principais pragas e doenças das frutíferas.
Cada um dos quatro módulos do curso estuda uma fruta diferente, sendo elas banana, maracujá, laranja e abacaxi, contando com duas etapas por cultura, sendo uma teórica, que acontece sempre no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (CECA) da Ufal; e outra com a prática no campo, que ocorrerá em um município que tenha o cultivo da frutífera em questão.
O público-alvo são os próprios técnicos da Emater, que estão lotados nos municípios das regionais Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e II. O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos sobre identificação, diagnóstico e manejo das pragas e doenças que atingem essas culturas, que são: Musa paradisíaca (banana); Passiflora edulis (maracujá); Citrus spp. (laranja); Ananas comosus (abacaxi).
“Um dos principais problemas, que dificulta o incremento da produtividade, está relacionado à identificação precisa e ao controle efetivo de pragas e doenças das culturas. E nós, como corpo técnico operacional das ciências agrárias, realizamos visitas de acompanhamento e orientação para que os agricultores familiares consigam melhorar o processo produtivo e, consequentemente, a produção”, ressaltou o presidente interino da Emater, Moisés Leandro.
Nesta sexta, foi realizada a parte teórica da cultura da banana. Os módulos terão 16h de carga horária, sendo 8h para teoria e 8h para prática. A prática está programada para a próxima sexta-feira (10), em União dos Palmares. No dia 24 acontecerá o curso do maracujá, com a atividade prática prevista para o dia 1 de julho, ainda com local a definir.
A capacitação continua no dia 29 de julho com a parte teórica da laranja, e a prática no dia 5 de agosto, em Santana do Mundaú. Por último será a cultura do abacaxi, com etapa teórica no dia 26 de agosto e a prática no dia 2 de setembro, em São Luís do Quitunde.
Além do manejo das principais pragas e dos métodos de controle, o curso também vai abordar temas como:
1. Histórico e importância socioeconômica de cada cultura;
2. Principais doenças; 2.1. Sintomatologia – Sintomas e sinais observados no campo, característicos das principais doenças (quando possível, como diferenciar os sintomas de deficiência nutricional com a incidência de doenças); 2.2. Ciclo das relações Patógeno-Hospedeiro;
3 – Principais pragas; 3.1 – Sintomas e sinais observados no campo, característicos do ataque de pragas (lagartas, formigas, gafanhotos, tripes, afídeos, etc) – Forma de ataque; 3.2. Ciclo de vida das principais pragas;
4. Manejo Integrado de Pragas e Doenças; 4.1 – Monitoramento e tomada de decisão (Nível de equilíbrio; Nível de ação; Nível de dano econômico); 4.2 – Principais métodos de controle das principais pragas e doenças;
5. Postulados de Kock (sugestão para aula laboratorial);
6. Identificação a nível de gênero – Microscopia (sugestão para aula laboratorial);
7. Testes rápidos – Bacteriologia (sugestão para aula laboratorial);
8. Identificação de sintomas no campo (sugestão para aula prática);
9. Preparo de calda e forma de aplicação (sugestão para aula prática);
10. Confecção e instalação de armadilhas (sugestão para aula prática).
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
