Leonardo Dias cobra que governo aceite proposta de Bolsonaro para redução nos preços dos combustíveis
A medida prevê zerar o ICMS sobre diesel e gás de cozinha, reduzir o imposto e retirar os tributos federais sobre gasolina e etanol
Durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador Leonardo Dias (PL) cobrou que o governo aceite a proposta de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
A medida, já aprovada pela Câmara dos Deputados, prevê zerar o ICMS sobre diesel e gás de cozinha, reduzir o imposto e retirar os tributos federais sobre gasolina e etanol, além de compensar os entes federativos por parte da perda de arrecadação, desde que obedeça ao teto de 17%, proposto no Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo.
“Ontem o Governo fez uma proposta na ordem de 22 bilhões mensais, onde se propõe a acabar com todos os impostos federais sobre o gás de cozinha, o que já havia feito por decreto, mas também do óleo diesel, da gasolina e do etanol. A matéria está tramitando e já foi aprovada na Câmara dos Deputados, criando o teto de 17% para o ICMS sobre os combustíveis. A média nacional é de 24% e a alíquota em Alagoas é de 29%. O silêncio do governo ainda persiste”, frisou Dias.
“Não é razoável que o nosso povo continue pagando 29% de ICMS, quando o Governo Federal esteja disposto a pagar por aquilo que os estados percam até o limite do teto de 17%, com compromisso de zerar impostos federais em cima da gasolina e do etanol, o que já fez no gás de cozinha. É um grande avanço e eu espero que o governado aceite a proposta e que nossa população seja beneficiada. Quem precisa fazer feira, todo dia está sentindo a inflação. O preço do barril do petróleo vem subindo de forma consistente no mundo inteiro e o Governo Federal tem tentado uma saída. Espero que o governo permita que o presidente possa aportar recursos aqui e, quem sabe até, zerar o ICMS da gasolina, do etanol e do óleo diesel, para que a gente possa ter um combustível mais barato e, consequentemente um valor menor pelos alimentos que são altamente influenciados pelo preço dos fretes”, complementou.
O vereador relembrou que a medida proposta pelo Governo Bolsonaro é uma promessa de campanha do presidente da República de governar o país com uma política tributária que diminua o peso sobre o consumidor final.
“Uma das bandeiras de Bolsonaro ficou conhecida como ‘mais Brasil e menos Brasília’. Duas de suas promessas de campanha foram a respeito de questões tributárias. Durante seu governo, ele reduziu e até zerou impostos sobre muitos alimentos, medicamentos e itens de lazer. E agora, apesar da reclamação dos governadores quanto ao Governo Federal, é inegável que Bolsonaro e sua equipe econômica têm se desdobrado para conseguir resolver os problemas deste país. O índice de desemprego vem caindo mês após mês e agora traz a solução para que municípios e estados possam reduzir o ICMS, Mais uma vez fica o meu apelo para que o governador-tampão possa se pronunciar em favor desta medida proposta pelo Governo Federal”, concluiu.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
