Superintendente da Emater dá palestra sobre ATER digital e participativa em evento universitário
Esta é a segunda edição do EXTENSINVET, a qual a Emater já participou em abril

A superintendente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Rita de Cássia, deu uma palestra sobre “Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) digital participativa” no evento EXTENSINVET, realizado pelo curso de medicina veterinária do Cesmac, nessa quinta-feira (09), no campus de Marechal Deodoro.
Também esteve presente o técnico Gilson Bernardo, representando os extensionistas do Instituto. A palestra da superintendente da Emater teve como foco o uso das tecnologias digitais como “alavanca” para que os diálogos no meio rural ocorram de maneira participativa entre os integrantes.
“É de suma importância estabelecer a articulação da ATER Pública com as instituições de ensino, buscando a formação de parcerias, fóruns de debates e outros métodos de integração entre a Emater e ensino, para os estudantes vivenciarem momentos de reflexão e de compartilhamento de práticas de uma nova metodologia pedagógica de ATER”, ressaltou Rita.
Ao todo, seis extensionistas, três supervisores regionais, 374 alunos – entre turmas do 1⁰ ao 9⁰ período – e oito professores participaram do evento. Os universitários fizeram 43 trabalhos de extensão, que abrangem as situações de seis propriedades rurais assistidas pela Emater.
A frente de honra foi composta pela superintendente da Emater, Rita de Cássia; o reitor do Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; o vice-reitor, professor Dr. Douglas Apratto Tenório; a pró-reitora, professora Dra. Cláudia Medeiros; o coordenador do Núcleo de Extensão, professor Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães; a coordenadora do curso de medicina veterinária, professora Dra. Gilsan Aparecida de Oliveira; e, remotamente, a presidente da comissão do EXTENSINVET, professora Dra. Mariah Tenório de Carvalho.
A coordenadora do curso, Gilsan Aparecida, pontuou que muitas faculdades esquecem da extensão e, consequentemente, o pequeno produtor, que mantém o desenvolvimento do Estado. “A parceria com a Emater foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para o Cesmac. Foi algo fundamental, porque a prática colocou os nossos alunos em contato direto com os agricultores familiares. A Emater fez isso de forma brilhante, porque os técnicos estavam preparados para receber os estudantes. O evento é um resultado disso, além das publicações dos trabalhos, que vão se tornar referência para o estado”.
II EXTENSINVET
Esta é a segunda edição do EXTENSINVET, a qual a Emater já participou no começo do evento em abril, por meio de uma parceria com o centro universitário, com a realização de práticas extensionistas com os alunos do ensino superior, supervisionados pelos técnicos do Instituto e pelos professores.
Durante as conversas com os agricultores, os alunos observaram todas as práticas desenvolvidas na propriedade em questão, identificaram os possíveis problemas e apresentaram uma possível solução no seminário desta quinta, que será passada ao produtor.
Últimas notícias

Colisão entre motocicletas deixa homem gravemente ferido em Marechal Deodoro

Se Liga no Ideb: Formação reforça compromisso com a qualidade da educação em Maceió

Desfile cívico em Penedo já tem ordem de escolas e instituições definida; confira!

Jovem tem mal súbito e morre com 26 iPhones escondidos no corpo

Luciano Barbosa entrega modernização da Escola Dom Constantino Lüers na segunda (4)

Governo garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
