Câmara de Maceió aprova por unanimidade projeto contra a LGBTfobia
O projeto veda a nomeação de pessoas que cometeram atos homofóbicos e transfóbicos em cargos públicos municipais
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ não foi esquecido no parlamento municipal. Na sessão ordinária híbrida, desta terça-feira (28), os vereadores aprovaram o projeto protocolado há um ano pela vereadora Teca Nelma (PSD) que veda a nomeação de pessoas que cometeram atos homofóbicos e transfóbicos em cargos públicos no âmbito municipal.
Durante a defesa da matéria, em plenário, Teca lembrou que a matéria está entre as bandeiras de seu mandato. Tanto que o Projeto de Lei foi resultado de uma discussão com representantes da comunidade LGBTQIA+ que a ajudaram a construir o texto apresentado na casa.
"Hoje é um dia extremamente importante para a comunidade LGBTQIA+ pois estamos no Dia do Orgulho Gay e nada melhor do que isso incluir na pauta esse projeto que veda a contratação em cargos públicos eletivos pessoas que foram condenadas por transfobia ou homofobia. Que criminosos como estes não possam ser representantes em nosso Estado e no município", defendeu Teca.
Ela agradeceu a compreensão do presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB), por ter acatado seu pedido verbal para a inclusão do projeto na ordem do dia. A matéria foi aprovada em 1° discussão por unanimidade e deve se apreciada novamente na última sessão do semestre na quinta-feira.
Teca reafirmou o seu compromisso com a causa e lembrou que protocolou diversas leis, realizou audiência pública, o primeiro encontro de mulheres lésbicas, debates e convenções. Além disso, revelou que conta em seu gabinete com mais de 50% de representantes da população LGBTQIA+.
Ao final, Galba Netto, destacou a importância da matéria por conta dos casos de intolerância registrados em todo o mundo.
"Nesse mundo de tantas injustiças fazermos a aprovação desse projeto vai ser mais um alerta para que tenhamos respeito como mola da nossa sociedade", observou Galba.
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
