Abrigados recebem apoio e atendimento de psicólogos e assistentes sociais da rede municipal de ensino
São mais de 100 profissionais distribuídos nas nove escolas que estão servindo de apoio às vítimas da enchente
Após perderem suas casas e pertences durante a enchente causada pelas fortes chuvas que assolam Maceió, as famílias que estão abrigadas nas escolas do Município estão sendo assistidas e orientadas pelos psicólogos e assistentes sociais da rede municipal de ensino.
São 57 psicólogos e 50 assistentes sociais distribuídos em nove unidades educacionais, que estão servindo de abrigo, desempenhando suas funções fundamentais neste momento.
A Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago, está atendendo cerca de 700 desabrigados por dia, oferecendo refeições diárias e entregando donativos. Rosa Tibéria é psicóloga lotada na unidade e conta do trabalho desenvolvido neste momento.
“A demanda aqui é a de assistência imediata. Alimentação, lugar para dormir e roupas. O trabalho aqui é em conjunto com as assistentes sociais fazendo as identificações das famílias, orientando sobre a distribuição das doações. Então, a gente está trabalhando a psicologia e assistência social nessa linha de frente ajudando a escola e a comunidade”, explicou.
A psicóloga também falou do suporte emocional dado aos desabrigados. “Estamos também fazendo momentos de escutas para identificação de demandas emocionais e de saúde. Por exemplo, nós identificamos um número de crianças e mulheres com irritação na pele. Então, acionamos pediatras e obstetras para esse atendimento”, afirmou Rosa Tibéria.
“Está sendo um trabalho importantíssimo, porque agora a gente não pode fazer um atendimento individual, mas a gente tem que tratar o coletivo de uma maneira humana, porque essas pessoas precisam ser vistas assim, pois é um momento de causa”, conclui a psicóloga da rede municipal de ensino.
Denise Lima é assistente social da Escola Municipal Rui Palmeira e falou que os profissionais estão se revezando e apoiando a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, vendo quais são as prioridades. Porém, ela destacou a sensibilidade em ajudar uma comunidade que conhece tão bem.
“É a comunidade que a gente já trabalha e tem vínculo. Temos alunos nossos aqui abrigados. E é difícil por causa da carga emocional, nos sensibilizamos muito, mas estamos agindo e fazendo tudo o que é possível para amenizar essa situação”, disse.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
