Alagoas

Relatório aponta invasões e ameaças em terra indígenas no Estado

Casos foram registrado nas aldeias Kalankó e Katokim

Por 7Segundos 18/08/2022 09h09 - Atualizado em 18/08/2022 11h11
Relatório aponta invasões e ameaças em terra indígenas no Estado
Alagoas tem dois registros de ameaça e invasão a terras índigenas em 2021 - Foto: Assessoria/MPF

Segundo informações do relatório Violência Contra Povos Indígenas 2021, Alagoas registrou dois casos de invasões e ameaças em terras indígenas.

Conforme informações do documento, os povos Kalankós, localizados no município de Água Branca, relataram que um dos posseiros que encontra-se no território tradicional indígena fez uma roça de milho transgênico nesta localidade.

Como as aldeias Kalankó estão próximas à plantação de milho transgênico, os indígenas temem que suas roças de sementes crioulas, principalmente de milho, sejam contaminadas pela ação do vento e pela polinização que ocorre entre as espécies de insetos.

O outro registro foi de ameaça, na aldeia Katokim, no município de Pariconha, vindo de um funcionário da FUNAI (Fundação Nacional dos Índios). Segundo os indígenas. O servidor estaria levando cestas básicas e as distribuindo da forma como lhe convém, sem consultar as lideranças e sem respeitar a forma de organização do povo. Ele ainda fez ameaças de cortar o direito à assistência.