Cícero Albuquerque defende a demarcação de terras públicas e privadas em Alagoas
Candidato do PSOL, Cícero é professor universitário e foi convidado do programa Na Mira da Notícia

O candidato ao governo de Alagoas Cícero Albuquerque (PSOL) foi o convidado do programa Na Mira da Notícia desta quarta-feira (24). Na ocasião, o professor comentou sobre as suas estratégias de campanha eleitoral.
Em destaque, Cícero comentou sobre a questão da divisão das terras no Brasil e como esse processo histórico criou a desigualdade social e econômica do país.
“O Brasil tem uma história de 500 anos e que a história da chegada dos portugueses do Brasil é a primeira grande invasão. A primeira grande invasão de terras quem promove são os portugueses. A desigualdade social no Brasil, foi fundada na forma como se apropriou o Brasil, as ditas capitanias hereditárias que nós estudamos nas aulas de história”, explicou.
De acordo com o candidato, metade das terras brasileiras estão registradas em nomes particulares e a outra metade são consideradas terras públicas.
Em decorrência desse fato, a proposta da sua campanha é se prontificar a identificar em Alagoas quais terras estão sob o domínio público e quais estão sob o domínio particular.
“Metade das terras de Alagoas. Pertencem ao estado de Alagoas. Não tem título de propriedade. Nós vamos fazer o governo o governo Ronaldo começou continuou, parou. O que nós chamamos de georreferenciamento. Nós vamos identificar em Alagoas as terras públicas, nós vamos titular as pequenas e as médias propriedades”, afirmou.
Conforme explicou Cícero, a proposta servirá para a regularização de pequenos proprietários e para a fiscalização do uso de terras por grandes famílias, que se consideram proprietárias desses hectares.
“A propriedade regularizada às vezes é uma casa, um terreno público que alguém ocupou e é uma casa. Mas às vezes também é uma propriedade de dez hectares, outras vezes de vinte, outras vezes de trinta. E algumas propriedades passam de centenas de hectares, que estão nas mãos de algumas famílias que se comportam como donas do estado de Alagoas e como mandatárias do povo de Alagoas”, afirmou.
O candidato Cícero Albuquerque foi o segundo entrevistado na sabatina promovida pelo programa Na Mira da Notícia, com locução de Angelo Farias. Na semana passada, Fernando Collor (PTB) foi chamado ao programa. Para conferir destaques desse momento, clique aqui.
Veja também
Últimas notícias

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Jeep atinge moto em cruzamento e deixa motociclista ferido em Penedo

Caixa lança sua própria bet e mira faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2026

Moradores bloqueiam rodovia AL-220 em protesto contra falta de água em Marechal Deodoro
![[Vídeo] Prefeitura de Matriz de Camaragibe anuncia Mutirão de Catarata](https://img.7segundos.com.br/wYGgGbPxvxPYF2-DJjqcCM1DrrQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-22-at-181821.jpeg)
[Vídeo] Prefeitura de Matriz de Camaragibe anuncia Mutirão de Catarata
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
