Cícero Albuquerque defende a demarcação de terras públicas e privadas em Alagoas
Candidato do PSOL, Cícero é professor universitário e foi convidado do programa Na Mira da Notícia
O candidato ao governo de Alagoas Cícero Albuquerque (PSOL) foi o convidado do programa Na Mira da Notícia desta quarta-feira (24). Na ocasião, o professor comentou sobre as suas estratégias de campanha eleitoral.
Em destaque, Cícero comentou sobre a questão da divisão das terras no Brasil e como esse processo histórico criou a desigualdade social e econômica do país.
“O Brasil tem uma história de 500 anos e que a história da chegada dos portugueses do Brasil é a primeira grande invasão. A primeira grande invasão de terras quem promove são os portugueses. A desigualdade social no Brasil, foi fundada na forma como se apropriou o Brasil, as ditas capitanias hereditárias que nós estudamos nas aulas de história”, explicou.
De acordo com o candidato, metade das terras brasileiras estão registradas em nomes particulares e a outra metade são consideradas terras públicas.
Em decorrência desse fato, a proposta da sua campanha é se prontificar a identificar em Alagoas quais terras estão sob o domínio público e quais estão sob o domínio particular.
“Metade das terras de Alagoas. Pertencem ao estado de Alagoas. Não tem título de propriedade. Nós vamos fazer o governo o governo Ronaldo começou continuou, parou. O que nós chamamos de georreferenciamento. Nós vamos identificar em Alagoas as terras públicas, nós vamos titular as pequenas e as médias propriedades”, afirmou.
Conforme explicou Cícero, a proposta servirá para a regularização de pequenos proprietários e para a fiscalização do uso de terras por grandes famílias, que se consideram proprietárias desses hectares.
“A propriedade regularizada às vezes é uma casa, um terreno público que alguém ocupou e é uma casa. Mas às vezes também é uma propriedade de dez hectares, outras vezes de vinte, outras vezes de trinta. E algumas propriedades passam de centenas de hectares, que estão nas mãos de algumas famílias que se comportam como donas do estado de Alagoas e como mandatárias do povo de Alagoas”, afirmou.
O candidato Cícero Albuquerque foi o segundo entrevistado na sabatina promovida pelo programa Na Mira da Notícia, com locução de Angelo Farias. Na semana passada, Fernando Collor (PTB) foi chamado ao programa. Para conferir destaques desse momento, clique aqui.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
