Hemoal abre para doação de sangue no feriado da Emancipação Política de Alagoas
Unidades da capital e do interior seguem horários especiais nesta sexta-feira (16)

As Unidades Arapiraca e Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horários especiais nesta sexta-feira (16), dia da Emancipação Política de Alagoas. O objetivo é facilitar o acesso dos alagoanos que desejam dedicar o feriado estadual à doação voluntária de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.
Em Maceió, os postos de coleta do Trapiche e da Via Expressa, localizados, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), funcionam das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, próximo à Escola Alternativa, recebe doações das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Os três também funcionam no sábado (17) e seguem o mesmo horário.
“Mantendo nossa missão de assegurarmos sangue em quantidade suficiente para atendermos à população alagoana, estaremos com nossos postos de coleta funcionando no feriadão da Emancipação Política. É uma oportunidade para quem deseja salvar vidas, praticando um gesto nobre e altruísta, seja nesta sexta (16)ou no sábado (17)”, salienta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.
Critérios para Doação
A médica ressalta que os voluntários devem atentar para alguns pré-requisitos fundamentais. "Além de dormir pelo menos 6 horas na noite anterior, o doador não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e não é recomendado ingerir alimentos gordurosos”, diz.
Verônica Guedes salienta que o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento, conforme exigência do Ministério da Saúde (MS).
“Caso o candidato tenha colocado piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. Pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos estão impossibilitadas de doar ”, frisa.
Quanto às mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Mas, para repetir o procedimento, devem respeitar um intervalo mínimo de três meses, enquanto os homens devem aguardar dois meses, ainda conforme portaria do MS.
Covid-19
Quanto ao candidato que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já quem teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer normalmente.
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió realiza nova edição de intensivão gratuito para alunos do 9º ano

Jovem é morto em região conhecida como Quebradas no bairro Chã de Bebedouro

Líder do PT recorre de decisão que arquivou ação que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro
Polícia Civil de Alagoas recupera em PE veículo desviado com procuração falsa

Vigilância interdita máquina que vendia lanches vencidos em faculdade de Maceió

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
