Hemoal abre para doação de sangue no feriado da Emancipação Política de Alagoas
Unidades da capital e do interior seguem horários especiais nesta sexta-feira (16)
As Unidades Arapiraca e Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionam em horários especiais nesta sexta-feira (16), dia da Emancipação Política de Alagoas. O objetivo é facilitar o acesso dos alagoanos que desejam dedicar o feriado estadual à doação voluntária de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.
Em Maceió, os postos de coleta do Trapiche e da Via Expressa, localizados, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), funcionam das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, o posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, próximo à Escola Alternativa, recebe doações das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Os três também funcionam no sábado (17) e seguem o mesmo horário.
“Mantendo nossa missão de assegurarmos sangue em quantidade suficiente para atendermos à população alagoana, estaremos com nossos postos de coleta funcionando no feriadão da Emancipação Política. É uma oportunidade para quem deseja salvar vidas, praticando um gesto nobre e altruísta, seja nesta sexta (16)ou no sábado (17)”, salienta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.
Critérios para Doação
A médica ressalta que os voluntários devem atentar para alguns pré-requisitos fundamentais. "Além de dormir pelo menos 6 horas na noite anterior, o doador não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e não é recomendado ingerir alimentos gordurosos”, diz.
Verônica Guedes salienta que o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento, conforme exigência do Ministério da Saúde (MS).
“Caso o candidato tenha colocado piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. Pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos estão impossibilitadas de doar ”, frisa.
Quanto às mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Mas, para repetir o procedimento, devem respeitar um intervalo mínimo de três meses, enquanto os homens devem aguardar dois meses, ainda conforme portaria do MS.
Covid-19
Quanto ao candidato que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já quem teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer normalmente.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
