Saúde aponta baixa procura pela vacinação infantil contra a Covid-19 em Maceió
Apenas 0,81% e 39,66% das crianças de 3 a 4 anos e de 5 a 11 anos, respectivamente, receberam as duas doses
A vacinação contra a Covid-19 continua sendo um dos principais instrumentos na luta contra a pandemia. E a Prefeitura de Maceió segue imunizando a população em toda a capital alagoana para garantir a proteção dos maceioenses contra o vírus, inclusive o público infantil. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação entre as crianças, que ainda apresentam baixa procura pela imunização.
Segundo dados da Gerência de Imunização de Maceió, até esta quinta-feira (22), 0,81% da população pediátrica (3 a 4 anos) foram totalmente imunizadas contra a Covid-19. O percentual corresponde a 2.143 (7,4%) com a primeira dose e 235 com a segunda dose, sendo que a estimativa é vacinar 28.943 crianças.
Já em relação à faixa etária de 5 a 11 anos, 39,66% deste público foi totalmente imunizado contra o vírus, o que corresponde a 64.158 (65,76%) crianças vacinadas com a primeira dose e 38.699 com a segunda - a estimativa é vacinar 97.570 crianças desta faixa etária.
A enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto, apela às mães, pais e responsáveis pelas crianças que precisam ser vacinadas contra a Covid-19 para procurarem os pontos de vacinação mais próximos de suas residências e assim manter a meninada protegida.
“A vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 3 anos de idade continua em Maceió. Porém, estamos observando a baixa procura pela imunização entre as crianças. E, por isso, reforçamos que as vacinas para o público infantil foram aprovadas pela Anvisa, são seguras e recomendadas por especialistas”, afirma.
“Os pais ou responsáveis dessas crianças que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem levá-las até um ponto de vacinação mais próximo de sua casa para receber a primeira dose da vacina. Aqueles que já realizaram a primeira dose, devem atentar para o cartão de vacina, pois a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira. Somente com as duas doses do imunizante, as crianças estarão livres da possibilidade de contrair a doença de forma grave”, complementa a enfermeira.
Documentação para vacinação pediátrica
Para vacinar o público infantil contra a Covid-19 é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.
Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.
Para receber o imunizante contra a Poliomielite, as mães, pais ou responsável deverão apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização.
Locais de vacinação para Covid-19
Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado
Pátio Shopping - das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h no domingo
Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos
II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta
USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta
Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta
US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta
USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
