Eleições 2022

MP Eleitoral acompanha monitoramento da PF e testes de integridade em urnas no dia da votação, em Maceió (AL)

Para procurador regional Eleitoral, eleições estão ocorrendo dentro da normalidade

Por 7Segundos com MPF 02/10/2022 14h02
MP Eleitoral acompanha monitoramento da PF e testes de integridade em urnas no dia da votação, em Maceió (AL)
Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Na manhã deste domingo (2), 1º turno das eleições, o procurador regional Eleitoral (PRE) em Alagoas participou da abertura dos trabalhos no prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral. O representante do Ministério Público Eleitoral também acompanhou a atuação da Polícia Federal e os testes de integridade das urnas sorteadas para votação paralela que ocorrem na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Maceió (AL).

Na sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, o procurador regional Eleitoral, Antônio Henrique de Amorim Cadete, conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle, por meio do qual é possível acompanhar em tempo real as ocorrências, como apreensões e instaurações de inquéritos, em Alagoas e em todo o país, quem tenham ocorrido com participação da PF.

Em seguida, o representante do MP Eleitoral seguiu para a OAB/AL, onde constatou a tranquilidade dos trabalhos dos voluntários do TRE na votação paralela para teste de integridade de 18 urnas sorteadas na manhã de ontem (1º), no TRE/AL.

Após, na Unit, onde duas sessões passam por votação paralela, pode verificar que o projeto-piloto que inclui no teste de integridade a participação de eleitores reais, por meio da biometria, também estava ocorrendo com tranquilidade e com considerável cooperação dos eleitores, apesar das filas nas sessões eleitorais ordinárias.

Antônio Cadete avaliou que o pleito está ocorrendo com tranquilidade e normalidade, apesar das filas. “Nas eleições gerais, normalmente, as filas são maiores mesmo, especialmente em razão da quantidade de números que precisam ser digitados. No entanto, o pleito está correndo com considerável tranquilidade, sem ocorrências, os eleitores estão indo votar em paz, imbuídos do dever cívico de contribuir com a democracia”, comentou o procurador regional Eleitoral.