Política

Grêmio estudantil será instalado em escolas municipais e deve promover a nova geração de líderes políticos

A iniciativa visa difundir a democracia nas unidades de ensino e dar protagonismo aos alunos

04/01/2023 11h11
Grêmio estudantil será instalado em escolas municipais e deve promover a nova geração de líderes políticos
Alunos que participam do projeto Educa vão desfilar com coletes da SMTT - Foto: Estudantes fazem parte do projeto Educa

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) instituiu a criação do Grêmio Estudantil nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Maceió, que ofertam ensino fundamental e suas modalidades. O processo de implantação ocorrerá de forma gradual e será orientado pela Diretoria de Gestão Educacional, por meio da Coordenadoria de Gerenciamento e Organização Escolar. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial de Maceió (DOM), desta quarta-feira (04).

De acordo com a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, o grêmio estudantil tem como metas o fortalecimento da integração dos alunos entre si e com toda a comunidade escolar contribuindo no processo de gestão democrática, bem como favorecer o protagonismo estudantil no espaço democrático escolar.

Além disso, dar oportunidades aos alunos para o exercício da ética e da cidadania, promover a apropriação dos direitos e deveres dos estudantes e, envolver os estudantes nas instâncias democráticas da unidade escolar, conquistando o direito na participação dos fóruns internos de deliberação da escola.

Também é papel do grêmio estudantil, promover atividades esportivas, culturais, políticas e de comunicação e proporcionar ações que fortaleçam os laços de solidariedade entre comunidade e estudantes.