Seprev chama a atenção para a relação entre saúde mental e o consumo de drogas
Psicólogo da Rede Acolhe, Júnior Amaranto, apresentou alguns caminhos para alcançar o equilíbrio emocional
Quem não conhece a frase “Eu vou beber pra esquecer meus problemas”? O trecho bastante popular é de composição do cantor e humorista paraibano Renato Fechine, que, em 2002, usou o seu talento e irreverência para falar de forma cômica sobre uma prática bastante comum que é o uso do álcool e de outras drogas como válvula de escape para o sofrimento emocional.
O tema é evidenciado no mês de janeiro – agora de forma séria – durante a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção da sociedade, das instituições e do poder público para as questões relacionadas à saúde mental, incluindo os riscos da dependência química.
O movimento, que em 2023 apresenta o tema “A vida pede equilíbrio”, propõe ainda a construção de uma cultura saudável e o respeito à condição psicológica de todos, afinal, ninguém é igual a ninguém.
O psicólogo especialista em dependência química da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Junior Amaranto, ressalta que o tema deste ano é muito relevante para o combate ao uso de drogas. Ele explica que a relação entre sofrimento emocional e dependência segue uma via de mão dupla, uma vez que pessoas emocionalmente fragilizadas têm maior predisposição para o uso de drogas e que este hábito traz uma série de riscos à saúde mental.
“Falar de equilíbrio é falar sobre autoconhecimento e autocuidado. Muitas pessoas, quando estão enfrentando problemas psicológicos ou emocionais, a exemplo de ansiedade e depressão, passam a beber demais, a usar algum outro tipo de substância e buscar a felicidade nas drogas. Essa prática pode até trazer algum alívio momentâneo, mas não resolve o problema, e a dor vai chegar”, alerta.
Junior Amaranto diz ainda que, tanto as bebidas alcoólicas quanto os diferentes tipos de drogas ilícitas fazem parte da realidade de milhões de pessoas em todo o mundo e aponta a busca por ajuda profissional e mudança de hábitos como meios favoráveis para quem deseja ter uma vida com mais equilíbrio emocional e livre de vícios.
“Não podemos ter medo de falar sobre o assunto e buscar ajuda. Não podemos resistir em fazer terapia e em cuidar da saúde, iniciar uma atividade física, ter uma boa alimentação e cultivar hábitos saudáveis. O Janeiro Branco vem para nos lembrar da importância do bem-estar e do equilíbrio que precisamos para nossa vida e nos motiva a virar a página para reescrever uma nova história nessa folha em branco. Acredite, vai dar certo”, afirmou.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
