Maceió

Braskem patrocina BBB23 e gera revolta nas redes sociais

Crítica vem entorno da situação do Mutange, Bebedouro, Pinheiro e Bom Parto que se transformaram em bairros fantasmas

Por 7Segundos 19/01/2023 15h03 - Atualizado em 19/01/2023 16h04
Braskem patrocina BBB23 e gera revolta nas redes sociais
Estreia do BBB23 - Foto: Reprodução

O Big Brother Brasil 23 não chamou atenção apenas pelo alagoano Bruno (Gaga) Nogueira, de São José da Lage, mas pelo patrocínio da Braskem ao programa.

A edição deste ano do Big Brother Brasil bateu recorde de anunciantes, com todas as três grandes cotas comercializadas, além de cotas de participação e ações extras. Ajinomoto, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Doriana, entre outras, também estarão no reality.

Três políticos alagoanos, como Cibele Moura, Teca Nelma e Paulão usaram as redes sociais para criticar a situação do patrocínio e relacionar com os bairros afetados pela atividade de mineração da empresa. 

Durante a edição, a Braskem irá promover ações educativas para que o descarte do lixo seja feito da maneira adequada, gerando engajamento dos brothers e sisters, incentivando o público a fazer o mesmo no dia a dia em suas casas.

Por outro lado, a crítica vem entorno da situação do Mutange, Bebedouro, Pinheiro e Bom Parto que se transformaram em bairros fantasmas devido ao afundamento do solo causado pela atividade de mineração da empresa, causando um dos maiores desastres urbanos do planeta.

O 7Segundos procurou a empresa que enviou a seguinte nota:

Como a maior produtora de resinas plásticas do país, a Braskem tem o compromisso de atuar de forma responsável na questão ambiental. Além de investir em tecnologias para viabilizar cada vez mais a reciclagem do plástico, a companhia busca apoiar a sociedade a entender a importância de sua participação no processo de economia circular, por meio do consumo consciente e do descarte correto.

Com esse objetivo, a Braskem vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de práticas educacionais em ações de patrocínio e mídias de massa, buscando levar, através de experiências, a importância das pequenas atitudes do dia a dia na construção de um futuro cada vez mais sustentável.

O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país. Sensibilizar seu público por meio da experiência dos participantes do programa, que desenvolvem diariamente atividades típicas de uma residência, com apoio do filme da campanha "O seu lixo tem futuro", que também está no ar, tem o objetivo de mostrar como o plástico descartado corretamente pode ser reciclado e voltar como benefício para as pessoas e o planeta.

Em relação a Maceió, a Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente. Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a cerca de 97% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.

Além de atividades como segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros.