Fapeal e Rede Sesi se unem na avaliação de projetos científicos
Evento reuniu especialistas e equipes técnicas das instituições para avaliar os 12 projetos científicos conduzidos na educação básica

Ciência, inovação e empreendedorismo junto ao ensino médio, essa é a fórmula que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem apostado em seus Programas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). A chamada, que já era realizada em escolas públicas alagoanas, chegou à sua 2ª edição com a Rede Sesi Senai/AL, que promoveu nesta terça-feira (31), a avaliação parcial dos projetos desenvolvidos na capital alagoana.
A versão atual do Pibic Jr com o Sistema Sesi/AL foi iniciada em 2022 e contou ao todo com 12 projetos aprovados, que estão sendo orientados e monitorados por professores da escola. Na solenidade promovida pelas instituições, os alunos apoiados apresentaram dados e prospecções sobre o andamento das pesquisas até o momento, que na fase atual se encontram na metade do percurso.
Logo, com o seguimento do Seminário de Avaliação Parcial, os grupos receberam feedbacks e análises dos avaliadores ad hoc, especialistas nas temáticas. Como os projetos já haviam entregado os relatórios científicos, os estudos alcançaram no evento a etapa de apreciação pela comissão técnica.
“É uma satisfação para a Fapeal viabilizar esse edital, nós esperamos que ele possa ajudar os alunos nesse momento da vida com os enormes desafios do mundo. O universo quer que a gente dê respostas para os grandes problemas, e os estudantes estão fazendo esse exercício com os projetos aprovados nesse edital”, frisou o Diretor Executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Lima.
As pesquisas também foram apresentadas pelos orientadores das propostas, que abordaram a parte inicial das análises, nas quais os alunos tornaram a trazer questões que poderiam ser investigadas através do processo científico.
“Eu sempre converso com os alunos e digo: Olhe para a sociedade, veja o que a gente precisa, o que é que falta, pense numa problemática, tente solucionar isso, até para entender a concepção de hipótese. Trabalhei com eles no começo do estudo daqueles conceitos iniciais da metodologia científica”, explicou a professora do Sesi/AL, Ana Maria Aquino.
Do mesmo modo a diretora da Rede Sesi/AL, Dayse Teixeira, afirmou em sua fala no Seminário de Avaliação que se orgulhava da parceria com a Fapeal, e que é necessário apoiar o ensino científico desde a educação básica. Ela completou citando que a instituição se orgulhava dos produtos que estavam sendo gerados, pois se mostraram projetos exitosos e premiados nacionalmente.
“Essa é uma parceria com a Fapeal, que é uma instituição que fomenta a pesquisa, que abraça o estudo e que entende que a ciência pode começar dentro da educação básica, o que não é comum, mas que a gente percebe o quanto que essa parceria fortalece não só a pesquisa em si, mas a nossa sociedade através desses jovens, que nutrindo propósitos e propostas desenvolvem habilidades e olham para o mundo de forma diferente”, mencionou a diretora da escola Sesi Senai/AL.
Neste contexto, os estudos foram expostos e reuniram temáticas como: tecnologia para locomoção de cadeirantes, tijolo ecológico sustentável, triturador inteligente de lixo, reutilização de pneus para o aprendizado de autistas, aerador de água para caprinos e ovinos, biomassa como auxílio na desertificação de solos, entre outras propostas.
Com o término das apresentações, os avaliadores junto a equipe técnica da Fapeal confirmaram o bom desempenho que os relatórios de pesquisa apontavam, e realizaram o anúncio da renovação do edital para 2023. A expectativa é abranger novos estudos e temáticas que desenvolvam as mentes críticas de jovens da educação básica de Alagoas, propiciando assim um ingresso direcionado ao ensino superior.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
