Rodrigo Cunha garante apoio a empréstimo do BNDES para jovens empreendedores
A meta do Programa é garantir crédito com condições especiais
O senador Rodrigo Cunha (União) garantiu nesta quinta-feira (23) que vai “defender com ênfase a aprovação do Programa Nacional de Crédito ao Jovem Empreendedor”. O Programa vai ser debatido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, colegiado do qual Cunha é membro titular, e já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa. A meta do Programa é garantir crédito com condições especiais para jovens empreendedores.
“Há milhares de jovens no Brasil que não têm emprego e precisam de um apoio financeiro para empreenderem. É dinheiro para comprar uma motocicleta, montar um pequeno salão de beleza, uma pequena oficina, um pequeno comércio. Estes recursos viriam do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Nada mais justo que este banco público fomentar o empreendedorismo de nossa juventude”, destacou Cunha.
O Programa Nacional de Crédito ao Jovem Empreendedor deve financiar a aquisição de bens de capital — como maquinário ou programas de informática — e a obtenção de capital de giro — valor reservado para custear despesas frequentes de funcionamento dos empreendimentos. A aplicação dos valores deve se restringir ao município de residência do interessado. Para conseguir o empréstimo, o interessado deve ter entre 18 e 29 anos de idade.
“O desemprego é um problema que afeta milhares de alagoanos. E é nossa função fazer com que estas pessoas se insiram no mercado de trabalho, gerem renda e revertam ciclos de pobreza e miséria. Em Alagoas, mais de 300 mil jovens entre 15 e 29 anos de idade não estudam nem trabalham. Este público poderá se beneficiar em muito do Programa e com este dinheiro montar seus próprios pequenos negócios, principalmente individuais”, disse Rodrigo Cunha.
O Programa Nacional de Crédito ao Jovem Empreendedor deve contar com recursos previstos na Constituição para o financiamento de projetos de desenvolvimento econômico, por meio do BNDES. Os valores são decorrentes das contribuições para o PIS-Pasep, que possuem, entre seus objetivos, o desenvolvimento econômico-social.
Últimas notícias
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
