Inteligência artificial atualiza debate sobre os rumos da educação nas escolas
Com os avanços cada vez mais rápidos desse tipo de tecnologia, profissionais da educação se questionam quais são os rumos que serão tomados nessa nova realidade

O uso da Inteligência Artificial (IA) nas escolas já é uma realidade. Apesar do surgimento de novas ferramentas, como do chat GPT, há anos os avanços na tecnologia vem impulsionando mudanças tanto na gestão escolar quanto no processo de ensino e aprendizado dos alunos.
O Chat GPT, responsável por trazer de volta o debate sobre a inteligência artificial nas escolas, é um robô virtual capaz de responder a perguntas e atender a demandas que vão desde compor uma canção a escrever um artigo acadêmico sobre um determinado tema. É possível resolver problemas matemáticos, desenvolver códigos de programação e até pedir sugestões de ideias para projetos ou questões pessoais.
O sistema foi criado pela empresa OpenAI em 2015 e sua terceira versão teve 100 milhões de usuários em apenas dois meses de lançamento. A nível de comparação, o TikTok, rede social do momento, obteve essa marca com nove meses.
De acordo com um estudo do SESI e do SENAI, até 2030, quatro ferramentas que envolvem inteligência artificial, estarão difundidas em até 50% das escolas públicas e privadas do Brasil, e uma delas, a computação em nuvem, deve estar presente em até 70% das instituições de ensino.
Para debater os impactos da inteligência artificial nas escolas, o Portal 7Segundos conversou com a psicopedagoga e neuropsicóloga Patrícia Dantas para entender quais são os benefícios e os cuidados que os profissionais e os alunos devem ter ao lidar com essas ferramentas.
Patrícia acredita que a inteligência artificial pode produzir resultados positivos para os profissionais da educação. “Otimizar o trabalho dos professores, reduzir o tempo na organização de atividades, de provas, ela pode ser boa para traçar o perfil do aluno, existem várias vantagens”, disse a psicopedagoga.
Apesar dos benefícios citados, Patrícia alerta para as desvantagens da inteligência artificial no âmbito escolar. “A principal desvantagem é em relação ao conhecimento pessoal do aluno, do desempenho, do emocional de cada aluno, pois haverá um distanciamento do professor e aluno”, alerta.
“Nós temos que entender que a educação envolve a aprendizagem das matérias escolares mas também, um lado muito importante da escola, é a questão social. A relação professor-aluno é muito importante no desenvolvimento social”, diz Patrícia, reforçando a importância social da escola no desenvolvimento social e cognitivo dos alunos.
De acordo com nossa entrevistada, não se pode levar esse debate ao extremo das opiniões. Não basta definir como ‘bom’ ou ‘ruim’ o uso da inteligência artificial nas escolas, é preciso mediar a situação. “Tem que haver um equilíbrio na situação para que a gente não se perca na essência da educação, que é conhecimento.
Questionada sobre a dificuldade na avaliação dos professores em relação ao alunos, já que cada vez é mais fácil conseguir respostas prontas por meio dessas ferramentas, Patrícia faz um alerta: “Essa facilidade pode fazer com que os alunos não estudem, não adquiram o conhecimento necessário, que é o papel, a função da escola”, completou.
Há diversos artigos científicos e pesquisas sendo realizadas neste momento para que se possa compreender melhor os impactos da inteligência artificial. O que se sabe, por hora, é que a IA pode ser utilizada para criar experiências personalizadas de aprendizagem, facilitar o acesso à informação e apoiar educadores ao elaborar planos de aula e avaliações.
O grande diferencial é que estas atividades podem ser realizadas em questão de minutos, permitindo que o próprio educador esteja mais focado na experiência de aprendizagem do que na montagem dos materiais. Isso por si só, já tem um potencial transformador na educação.
*Estagiário com supervisão
Últimas notícias

MPAL, MPF e MPT inspecionam infraestrutura e funcionamento da Escola Dom Helder Câmara

Operação LUX cumpre 14 mandados em Alagoas no combate a fraudes fiscais e lavagem de bens

Uma pessoa morre e duas ficam feridas após colisão entre carro e ônibus no trevo de Cajueiro

Ronda no Bairro auxilia dependente químico e o encaminha para tratamento

Leonardo Dias ironiza Ronaldo Medeiros por "cobrar leis mais rígidas contra sexualização infantil"

Guarda Municipal: Prefeitura divulga resultado parcial do exame antropométrico e teste de aptidão física
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
