Política

Defesa de Bolsonaro deixa em aberto data de depoimento à PF sobre registro de vacina

Corporação investiga inserção fraudulenta de dados sobre imunização do ex-presidente contra a Covid-19

Por 7Segundos com CNN Brasil 03/05/2023 21h09
Defesa de Bolsonaro deixa em aberto data de depoimento à PF sobre registro de vacina
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante discurso na Agrishow na cidade de Ribeirão Preto (SP), nesta segunda-feira (1) - Foto: CLEBER VALERA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende que o depoimento do ex-presidente à Polícia Federal (PF) sobre a investigação de supostos dados falsos sobre sua vacinação contra a Covid-19 aconteça “o quanto antes”.

A oitiva não não aconteceu nesta quarta-feira (3), porque a defesa alegava não ter tido acesso ao processo e acusações. Moraes, entretanto, retirou, na tarde desta quarta, o sigilo do processo.

A declaração foi feita por Paulo Cunha Bueno, um dos advogados do ex-chefe de Estado, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3). Os representantes também pontuam que não haveria “qualquer motivo” para a prática.

“A contrario sensu do quanto amplamente noticiado na data de hoje, não haveria qualquer motivo para que o Ex-Presidente promovesse ou determinasse a confecção de certificados falsos”, destacaram.

Fábio Wajngarten, outro advogado de Bolsonaro não descartou hipótese de hackeamento de registro de vacina.

“O tema de potencial hackeamento do cartão de vacina do presidente é um tema antigo. Desde 2021 que constaria, em tese, um certificado de vacina em um dia em que ele estava em Brasília, e a vacinação teria acontecido em São Paulo”, lembrou o advogado.

Nesta quarta-feira (3), Mauro Cid e outras pessoas foram presas pela Polícia Federal no âmbito dessa apuração de possível falsificação de documento.

Operação da PF

A Operação Venire, deflagrada nesta quarta-feira (3), investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS).

Além da prisão de Cid e da busca e apreensão na casa do ex-presidente, também foram presos Max Guilherme e Sérgio Cordeiro, assessores de Bolsonaro que trabalhavam no Planalto, além do secretário municipal de Governo da cidade de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha.

No total, foram cumpridos seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Todos no âmbito do inquérito das milícias digitais, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na decisão de Moraes é dito que a Polícia Federal apontou que Mauro Cid, o sargento Luis Marcos dos Reis, ex-integrante da ajudância de ordens, o médico Farley Vinicius Alcântara, o militar Eduardo Crespo Alves e o militar e advogado e militar da reserva Ailton Gonçalves Moraes Barros tentaram inserir dados falsos de doses de vacina contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde e cartões de vacinação falsos para Gabriela Cid, esposa do tenente-coronel.

“O prosseguimento da investigação identificou que a estrutura criminosa se consolidou no tempo, passando a ter a adesão de outras pessoas, atuando de forma estável e permanente para inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em benefício do então Presidente da República JAIR MESSIAS BOLSONARO, sua filha L. F. B. e os assessores do ex-Presidente da República, MAX GUILHERME MACHADO DE MOURA e SERGIO ROCHA CORDEIRO, além do próprio MAURO CESAR CID”, destaca o relatório.

A investigação aponta que inserções teriam ficado a cargo do Secretário Municipal de Governo de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha. Para apagar os “rastros das condutas criminosas”, especialmente envolvendo Jair Bolsonaro e sua filha, houve participação de Claudia Helena Acosta Rodrigues da Silva, servidora do município.

*publicado por Tiago Tortella, da CNN