Vacinação contra a Influenza é ampliada para todos os alagoanos a partir de 6 meses de idade
Medida passa a valer a partir desta segunda-feira (15), nos postos de vacinação dos 102 municípios
A partir desta segunda-feira (15), todos os alagoanos a partir dos seis meses de idade poderão se vacinar contra a Influenza, infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e que pode levar à internação e ao óbito. A medida atende determinação do Ministério da Saúde (MS), diante do aumento de internações por infecções respiratórias em todo o território nacional.
Para se vacinar, basta comparecer nos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios do estado, portando o Cartão de Vacinação para que a dose seja registrada. No caso das crianças de seis meses a dois anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose quatro semanas após a aplicação da primeira, o que corresponde a 30 dias.
Até esta sexta-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza era destinada apenas a um público-alvo específico, mais suscetível a apresentar quadros graves da doença, como os idosos, trabalhadores da saúde, crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários e integrantes das forças de segurança e salvamento, entre outros grupos vulneráveis.
Dados crescentes
No ano de 2022, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e no Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM). No primeiro quadrimestre deste ano de 2023, ou seja, de janeiro a abril, já são 203 casos confirmados e quatro óbitos.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, apela para que os alagoanos compareçam aos postos de vacinação. “A vacina contra a Influenza é comprovadamente segura e eficaz. Ela previne que as pessoas sejam acometidas pela doença e que, se adoecerem, não apresentem a forma grave, não precisem de internação hospitalar e, principalmente, não evoluam para óbito", salientou o gestor da saúde estadual.
Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Desse modo, não há razão para deixar de se vacinar, pois a vacina contra a Influenza é segura e evita a infecção dos tipos H1N1, H3N2 e Influenza B”, informou.
Últimas notícias
Filho de Alves Correia atualiza melhora do radialista: “Já respira sozinho e conversa”
Influenciador revela que foi convidado para voo de helicóptero que terminou em tragédia no Rio
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
