Política

Investigado no assassinato de Kleber Malaquias, Vanildo Rufino segue com mandato cassado

Parlamentar é acusado de compra de votos durante campanha eleitoral

17/05/2023 12h12
Investigado no assassinato de Kleber Malaquias, Vanildo Rufino segue com mandato cassado
Vanildo Rufino - Foto: Divulgação

Da redação 7 Segundos

O vereador Valdino Rufino dos Santos (PP) eleito em 2020 segue com mandato cassado e ainda se mantém inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi tomada na terça-feira (16). O parlamentar é um dos investigados pelo assassinato do empresário Kleber Malaquias.

A apreciação do recurso pelo TSE foi feita por unanimidade e nega recurso interposto pela defesa do parlamentar, bem como mantém o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral que cassou o diploma dele e o declarou inelegível. Ele ainda foi condenado a pagar multa de R$ 15 mil por conta de suposta prática de compra de votos durante campanha eleitoral.

De acordo com o ministro do TSE Benedito Gonçalves, os fatos que foram apresentados são graves e tiveram a intenção de violar a legitimidade da votação. “A elevada reprovabilidade da conduta ao negociar vantagem indevida com vista a influenciar a vontade do eleitor, na noite anterior ao dia do pleito e em município de pequeno porte, se configura como uma conduta claramente apta a desequilibrar a disputa eleitoral”, ressaltou.