Segurança Cidadã inicia fiscalização em barracas de fogos de artifício
Ação contou com o apoio dos Bombeiros Militares de Alagoas e da Guarda Municipal de Maceió
O mês de junho é o período de maior procura por barracas que comercializam fogos de artifício. Para assegurar o funcionamento correto destes estabelecimentos, a Secretaria de Segurança Cidadã (Semsc) realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação de fiscalização em barracas que vendem fogos de artifício em Maceió. A ação contou com o apoio dos Bombeiros Militares de Alagoas e da Guarda Municipal de Maceió (GMM).
Os fiscais de posturas da Semsc observaram se os estabelecimentos estavam com alvará de autorização - emitido pela secretaria - cumprindo os processos de licenciamento e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, para evitar irregularidades e trazer segurança à população.
“O foco é evitar acidentes e garantir a segurança, tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores. Por isso, as vistorias são de fundamental importância. Ter o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e o alvará de autorização, emitido pela Semsc, garantem que o processo esteja acontecendo conforme a lei exige”, explica o secretário de Segurança Cidadã, Carlos Guido.
Comercialização
No início do mês de maio, a Semsc realizou o cadastro dos comerciantes que pretendem vender fogos de artifício no período junino. A pasta recebeu 22 solicitações e concedeu 22 alvarás, liberando a comercialização dos produtos. Entretanto, é necessário apresentar o documento de vistoria do Corpo de Bombeiros para que o alvará seja entregue.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militares de Alagoas, Marculino da Silva, explica que a operação vai identificar se os comerciantes estão com o certificado de vistoria, emitido pela corporação e se a vistoria foi executada de forma correta e segura.
“Iremos fiscalizar, junto com os demais órgãos, se a barraca possui o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros. Tendo ele em mãos, estão liberados para armazenar os fogos e, posteriormente, após a autorização da Prefeitura de Maceió, vendê-los. Isso garante que um fiscal tenha feito a vistoria do local e a comercialização seja feita de forma segura”, conclui.
Últimas notícias
Traipu realiza Assembleia Geral e elege novo Conselho Municipal de Turismo
Reunião entre Lira e JHC é adiada; aliados apostam na retomada de aliança
Veja como ficou pousada após tiroteio na Pajuçara; quatro foram presos
Idosa impressiona com tacada final em jogo de sinuca
Vazamento de dados do Pix expôs mais de 10,2 milhões de telefones desde 2021
Pastor João Luiz recua e decide permanecer na Câmara de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
