Rede de segurança ajuda a localizar pessoas desaparecidas no Estado
Projeto coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção tem como base usar as redes sociais

Com mais de 200 mil seguidores e ainda em crescimento, a rede do bem formada pelos órgãos da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas tem sido uma ferramenta importante na localização de pessoas desaparecidas. O projeto coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção tem como base usar as redes sociais das Polícias Civil (60,5k), Científica (8,1K), Militar (83,6), do Corpo de Bombeiros (32k) e da própria SSP (20,5k) para ampliar a voz de famílias que buscam pelos parentes.
O caso mais recente de localização, ocorreu após a divulgação da imagem de Eronides Ramos da Silva na rede social da Polícia Científica de Alagoas. No mesmo dia, o desaparecimento foi esclarecido. Ele foi localizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Flexeiras, acabando com o sofrimento da família dele.
A psicóloga Poliana Amorim, coordenadora do Creas de Flexeiras, explicou que eles receberam informação de um homem em situação de rua, foram até o local indicado e fizeram uma entrevista com ele. No entanto, o homem, até então sem identificação oficial, não aceitou nenhuma das sugestões da equipe e afirmou que queria ficar naquele local.
Quando a equipe do Creas retornou para a sede, iniciou uma busca ativa na internet, localizando o nome dado por ele no instagram da Polícia Científica. A coordenadora entrou em contato com o administrador da rede social, recebeu orientações sobre o procedimento correto e no mesmo dia eles conseguiram contactar a família que fez o resgate da vítima, o encaminhando para uma clínica de saúde.
“Agora sabemos que temos uma outra fonte de busca que com certeza vem fazendo a diferença na vida das famílias que necessitam. Uma ferramenta importantíssima. Uma vez que enquanto serviço especializado da Assistência queremos resguardar a vida, os direitos das pessoas que assistimos, porém os pacientes psiquiátricos têm fatores que dificultam a gente localizar familiares e compreender de fato a situação”, explicou a psicóloga.
O ouvidor da Polícia Científica, Aarão José, destacou a importância do uso das redes sociais pelos órgãos da Segurança Pública para o desenvolvimento de atividades positivas que facilitam a vida da sociedade. Para ele, com cada vez mais pessoas conectadas por redes sociais, é assertivo o uso dessa ferramenta para divulgar informações de serviços, de campanhas, de tudo aquilo que ajude no combate à criminalidade.
“Umas das grandes vantagens da comunicação instantânea que as redes sociais proporcionam é a prática de ações do bem. Compartilhar dados de pessoas desaparecidas é um exemplo positivo do uso correto do espaço virtual. Enquanto segurança pública iremos continuar investindo nessa área como ferramenta de troca de informações”, afirmou Aarão José.
O ouvidor explicou ainda a necessidade do registro do boletim de ocorrência na Polícia Civil, após a constatação do desaparecimento do parente. As informações fornecidas pelas famílias serão enviadas para o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do Ministério Público Estadual, que integra instituições da Segurança Pública, Saúde, Conselho Tutelar, e outros importantes órgãos públicos do Estado.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
