Maceió

Multas por transitar na faixa exclusiva de ônibus continuam recorrentes, afirma DMTT

Valor de infração chega a R$293,00

Por 7Segundos 05/07/2023 15h03
Multas por transitar na faixa exclusiva de ônibus continuam recorrentes, afirma DMTT
Agente fala da importância da faixa azul - Foto: Rede Antena 7

Implantada desde 2014, a faixa exclusiva para ônibus em Maceió ainda é motivo de multa entre os motoristas, e agora se tornou infração grave com multa de R$293,00. O tema foi assunto do Antena Tarde, desta quarta-feira (05) com o supervisor de Trânsito do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), Daniel Fontes.

O órgão ainda não tem dados finalizados sobre a quantidade de multas, mas elas são mais comuns do que pode imaginar. O agente falou da importância da via exclusiva.

"A faixa reduz a quantidade de veículos nas vias e, consequentemente, a emissão de gases poluentes, por exemplo. Além da redução no tempo das viagens", disse.

Com a implantação da Faixa Azul houve uma redução significativa no tempo de percurso dos ônibus com viagens que passaram a ficar em média 15 a 20 minutos mais rápidas.

O horário de proibição para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores exclusivos de ônibus. 

Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, também é autorizado o tráfego de automóveis pela via.